Conheça os retornos mais rápidos do Ibovespa e aproveite as oportunidades para investir

A Gafisa, o Banco do Brasil e a Even representam os três menores P/Ls (positivos) do Ibovespa

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – Na hora de investir pensando no longo prazo, usando análises fundamentalistas, é importante estar atento aos múltiplos das empresas, pois eles podem indicar a oportunidade de compra ou venda.

O múltiplo P/L (preço da ação dividido pelo lucro por ação), por exemplo, representa o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de um papel, através do recebimento do lucro gerado pela empresa, considerando que esses lucros permaneçam constantes.

De todas as ações do Ibovespa (71 ações de 67 empresas), principal índice da bolsa de valores, 15 estão com um P/L negativo, o que significa que essas companhias apresentaram um prejuízo líquido em seu último resultado. As outras 56 registraram lucro líquido, portanto, estão com um P/L positivo, e, quanto menor este número, mais atrativo está o ativo para os investidores.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim, o InfoMoney, com dados da Fundamentus, compilou o P/L de todas as ações do índice para descobrir quais são as que apresentam os retornos mais rápidos e os mais demorados para o investidor. Os três mais atrativos são: Gafisa (GFSA3), Banco do Brasil (BBAS3) e Even (EVEN3).

Vale lembrar que o P/L nunca pode ser analisado individualmente, afinal, a qualidade de uma ação é indicada por diversos múltiplos em conjunto, mas, de qualquer forma, o P/L ajuda o investidor a ver quais ações estão atrativas, para depois ele consultar outros fatores fundamentalistas e decidir se vai ou não investir naquela empresa. O Banco do Brasil, por exemplo, segundo o economista e consultor da Compliance Comunicação, Clodoir Vieira, sofreu muitas intervenções do governo, mas, ao mesmo tempo, tem resultados muito bons, então pode ser uma boa aposta para o longo prazo.

Já a Oi, apesar de estar passando por uma reestruturação, por conta de seu alto nível de endividamento, também é uma oportunidade pelo P/L, mas com cautela. “Eu diria que a Oi é um risco bom de correr. Eu também apostaria nela para o longo prazo”, completou.

Continua depois da publicidade

Confira a seguir a lista dos 10 maiores e os 10 menores P/Ls (positivos) do Ibovespa:

Os menores

Gafisa (GFSA3)
P/L: 1,58

Continua depois da publicidade

Banco do Brasil (BBAS3)
P/L: 4,76

Even (EVEN3)
P/L: 5,67

Cemig (CMIG4)
P/L: 6,37

Publicidade

Light (LIGT3)
P/L: 6,67

Copel (CPLE6)
P/L: 7,58

Cyrela (CYRE3)
P/L: 7,74

Continua depois da publicidade

MRV (MRVE3)
P/L: 8,23

Sabesp (SBSP3)
P/L: 8,40

Itaúsa (ITSA4)
P/L: 9,21

Publicidade

Os maiores

Eletropaulo (ELPL4)
P/L: 109,68

BR Properties (BRPR3)
P/L: 76,76

Anhanguera (AEDU3)
P/L: 55,50

Hypermarcas (HYPE3)
P/L: 48,83

BRF (BRFS3)
P/L: 45,15

Lojas Americanas (LAME4)
P/L: 40,46

Usiminas (USIM3)
P/L: 36,47

JBS (JBSS3)
P/L: 29,63

Cesp (CESP6)
P/L: 28,95

Estácio (ESTC3)
P/L: 28,83