Conheça estratégia que rendeu 10 vezes mais que o Ibovespa em 16 anos

O economista Gyorgy Vargas se baseou em sistema reconhecido no exterior para montar suas carteiras

Publicidade

SÃO PAULO – Montar uma boa carteira de ações requer estudo dos fundamentos das empresas e pesquisas detalhadas sobre cada papel e suas perspectivas, certo? Nem sempre. O professor da FGV e doutor em economia, Gyorgy Varga, explica que é possível montar carteiras passivas com excelente desempenho.

Uma carteira passiva, por definição, é uma seleção de investimentos estabelecida com base em um ou mais critérios e que não é alterada por um determinado período de tempo independentemente do desempenho dos papéis que a compõem. Um exemplo são os ETFs, ou fundos de índices. Mas ao invés de seguir um determinado índice, as carteiras passivas criadas por Varga acompanham critérios como empresas com o maior valor de mercado, maiores pagadoras de dividendos, entre outros.

O professor testou diversas carteiras diferentes de 1997 até 2013 e explica que o desempenho pode ser bastante elevado.A carteira que reúne as melhores pagadoras de dividendos da bolsa,  por exemplo, que é revisada anualmente e usa o dividend yield como parâmetro, rendeu 2.978% no período contra 287% do Ibovespa. Para montar esta carteira, ele analisa todas as ações negociadas na bolsa e, destas, seleciona 30% que pagam os maiores dividendos. 

Já a seleção com as maiores empresas em valor patrimonial teve alta de 743% no mesmo período. Varga explica que carteiras assim são muito utilizadas no exterior com sucesso, ponderadas por diversos critérios.

“Nesse tipo de carteira, o perfil do investidor não é tão importante. O que se leva em conta é a rentabilidade a longo prazo, o quanto é possível ganhar com estratégias variadas”, diz o economista.

O especialista conclui que as carteiras passivas são melhores que o Ibovespa tanto em relação ao retorno, quanto ao risco, uma vez que seguem um padrão e não mudam bruscamente – ou seja, são mais rentáveis e menos voláteis no longo prazo.

Continua depois da publicidade

Varga ministra palestras gratuitas sobre o tema, que serão realizadas ainda em fevereiro. Confira mais informações sobre os encontros intitulados “Construção e desempenho de carteiras value, growth, small caps, momentum, high/low dividends, short e distress no mercado de ações brasileiro”.

São Paulo

Data: 13/02/2014

Inscrições até dia 12/2 pelo e-mail relacionamento@quantumfundos.com.br ou pelo telefone (21) 3826-1767 ramal 218

Horário: 9h às 13h

Local: Hotel Hilton Morumbi (Av. Das Nações Unidas 12.901)

Continua depois da publicidade

Curitiba

Data: 18/02/2014

Inscrições até dia 17/02 pelo e-mail relacionamento@quantumfundos.com.br ou pelo telefone (21) 3826-1767 ramal 218

Continua depois da publicidade

Horário: 9h às 13h

Local: Pestana Curitiba Hotel (Rua Comendador Araújo 499 – Batel)