Conteúdo editorial apoiado por

Compensação entre fundos pode ser usada para diminuir cobrança de IR

Prática é válida entre fundos de investimento da mesma categoria

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O Imposto de Renda é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores preocupações de todo investidor. Afinal, como organizar os próprios investimentos de forma a fazer com que a mordida do leão seja menor? Uma das possibilidades para os investidores em fundos é a compensação prejuízo.

Gustavo Pires, sócio da XP Investimentos, explica que esse é um sistema que permite que o investidor possa abater o prejuízo em um fundo de investimento do lucro de um outro fundo com a mesma categoria.

Por exemplo, o investidor resgatou um fundo de renda variável com um prejuízo de R$ 1 mil e conseguiu lucro com outro fundo de renda variável também no valor de R$ 1 mil. Com a compensação, ele ficará isento da cobrança de imposto de renda de 15% que incidiria.

Ebook Gratuito

Como declarar investimentos no Imposto de Renda

Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pires explica que esse sistema de compensação já é feito automaticamente pela XP Investimentos. “Quando o cliente entra na tela de acompanhamento de IR na nossa plataforma, ele já consegue saber se tem algum dinheiro a compensar na declaração de forma automática”, comenta.

Até o primeiro semestre desse ano, ainda pairavam dúvidas se a compensação poderia se aplicar a fundos de investimento geridos por casas diferentes. No entanto, após consulta formal à Receita Federal, a resposta foi que sim, essa prática pode ser realizada sem nenhum problema. “Essa resposta trouxe conforto para dar segmento com a compensação”, aponta Pires.