Educação Financeira

Do zero à educação financeira: como Ana Laura Magalhães se tornou sócia da XP

Assim como milhões de brasileiros, Ana Laura Magalhães também precisou começar do zero, tanto na carreira quanto no universo dos investimentos.

ExplicaAna
A especialista em investimentos Ana Laura Magalhães (Divulgação)

Durante muitos anos, o mercado de capitais só foi acessível, de fato, a uma pequena parcela da população. Além de produtos e serviços mais caros para o investidor pessoa física, o acesso à informação era extremamente restrito.

O Brasil até tem tentado implementar, em âmbito nacional, instrumentos de educação financeira na vida de crianças e jovens. Mas este efeito só será sentido, se realmente houver investimento, no longo prazo.

Enquanto isso não ocorre, no entanto, muita gente tem ingressado no mercado com a ajuda de empresas e influenciadores jovens, que conseguiram simplificar o beabá dos investimentos e diminuir a curva de aprendizado para os iniciantes.

Agora, ouvir no jornal que o Ibovespa subiu 0,84% ou que o dólar recuou 1,22% já não parece tão absurdo assim para parte dos brasileiros. Exemplo disso é que o número de investidores na bolsa brasileira, a B3, foi de cerca de 500 mil em 2015 para 3,5 milhões em 2021.

Um avanço enorme, é verdade, mas ainda há muito por ser feito. Basta lembrar que o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes, e quase metade deles estão incluídos na população economicamente ativa (PEA).

Como dar o primeiro passo se você ainda não começou a investir?

É justamente isso que Ana Laura Magalhães, criadora do canal Explica Ana e sócia da XP Investimentos, se propõe a ensinar na série gratuita Investir Transforma.

São quatro aulas online mostrando como pessoas comuns estão dominando o mundo dos investimentos, criando patrimônios lucrativos e alcançando a tão sonhada liberdade financeira. Você pode se inscrever por aqui.

Do completo zero

Assim como milhões de brasileiros, Ana Laura também precisou começar do zero, tanto na carreira quanto no universo dos investimentos.

Nascida em Uberlândia, no interior de Minas Gerais, ela estudou em escolas públicas até concluir sua graduação em Comércio Exterior pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e teve trabalhos “comuns” no caminho.

“Meu primeiro emprego remunerado foi como atendente de telemarketing. Me lembro perfeitamente da frustração que eu tinha ao trabalhar naquele lugar todo santo dia, das 18h45 à 1h da manhã”, diz.

“E não era só por conta da rotina cansativa, mas pelo fato de perceber que o meu propósito não era estar ali.”

Insatisfeita com sua realidade, Ana Laura ainda trabalhou em uma loja de shopping e em uma empresa de crédito agrícola até conhecer a XP Investimentos e decidir que queria trabalhar na empresa.

Depois de 17 entrevistas de emprego, foi contratada para o cargo de assessora de investimentos.

Ela conta que tomou o risco e foi estudando, tirando certificações, subindo de nível na empresa… Enquanto isso, montou um portfólio e começou a realizar investimentos por conta própria.

Resultado: se destacou tanto que virou sócia da XP em 2019 e foi eleita para a Forbes Under 30, lista da renomada revista americana que apresenta pessoas com menos de 30 anos com destaque em suas áreas de atuação.

“Hoje percebo que muito do que eu faço como educadora financeira segue um roteiro parecido de quando eu trabalhava no call center. Escutar as dificuldades das pessoas e encontrar soluções simples e fáceis para resolverem os seus problemas”, diz.

Sobre a Maratona

A Maratona Investir Transforma são quatro aulas 100% online e 100% gratuitas com o passo a passo que fez com que a Ana Laura saísse do zero e conquistasse sua independência financeira antes dos 30 anos.

“Eu acredito que esse material pode ajudar as pessoas porque ele é criado por uma profissional que tem carreira dentro do mercado financeiro e possui uma técnica para passar informações rápidas e eficientes sobre esse universo. Assim, os alunos não encaram o tema de forma complicada.”

Ao longo do treinamento, Ana Laura explica como um investidor iniciante pode identificar o seu perfil; um passo a passo prático para escolher fundos e ações; e como multiplicar patrimônio no longo prazo para alcançar a liberdade financeira. Clique aqui para se inscrever de graça.