Exclusivo

Como receber aluguel sem precisar ter um imóvel? Estrategista da XP ensina

Em 4 aulas ao vivo, Thomaz Merluzzi, estrategista de FIIs da XP, explica o básico sobre a categoria de fundos e a identificar oportunidades no segmento

City of London at sunset and business network connections concept illustration with lots of business icons. Technology, transformation and innovation idea.
(IR_Stone/ Getty Images)

SÃO PAULO – Você sabia que é possível viver com a renda de aluguéis sem ter que comprar um imóvel ou se preocupar com condomínio, reformas e IPTU? O passo a passo de como fazer isso é o que o estrategista de fundos imobiliários da XP Investimentos, Thomaz Merluzzi, promete ensinar em sua série gratuita “Renda Extra Imobiliária” nesta semana.

“Como funcionam os fundos imobiliários? Como comprar uma cota de FII no home broker? Como saber qual é o preço-alvo das cotas de determinado fundo? Essas são algumas das perguntas que vou responder ao longo da série. O objetivo é ajudar o investidor iniciante a entender as bases para conseguir usar esses ativos para aumentar a diversificação da sua carteira”, afirma Merluzzi.

A série é uma produção do InfoMoney, em parceria com a Xpeed School, escola de finanças e empreendedorismo da XP Inc., e conta com 4 episódios transmitidos ao vivo sobre o assunto. Para acessar os conteúdos na íntegra, clique aqui.

Segundo o especialista, os fundos de investimentos imobiliários ganharam fama nos últimos anos por serem uma maneira mais simples e barata de aplicar no setor, já que o investidor pode escolher a quantidade de cotas que deseja comprar de um determinado fundo.

“Um fundo imobiliário funciona da seguinte forma: um gestor reúne os recursos de um grupo de investidores para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário. Assim, os ganhos obtidos com essas operações são divididos entre os participantes, na proporção em que cada um aplicou”, explica.

“É possível investir em fundos imobiliários a partir de uma única cota, ou seja, com quantias inferiores a R$ 100, já é possível começar a aplicar nessa modalidade”.

Durante a série, além do básico sobre os fundos imobiliários, Merluzzi também falará sobre quais segmentos deve se favorecer do mundo pós-Covid e como se posicionar agora para aproveitá-los.

“Muita coisa mudou no mundo com essa pandemia e, no mercado de FIIs isso não foi diferente. Vamos conversar sobre as tendências do mercado imobiliário e também sobre os pontos de atenção do setor. Será uma conversa bastante dinâmica e voltada para o cenário atual”, afirma.

O primeiro episódio da série Renda Extra Imobiliária já está disponível e pode ser acessado na íntegra por meio deste link. Os demais episódios serão transmitidos ao vivo ao longo desta semana e, para garantir seu acesso, basta clicar aqui.