Como investir no Tesouro Direto via Pix? Veja como funciona aplicação instantânea

Programa do Tesouro Nacional adicionou a Terra Investimentos como a terceira instituição a permitir aportes rápidos em títulos públicos

Leonardo Guimarães

Publicidade

O Tesouro Direto permite, desde 2022, fazer aplicações em títulos públicos via Pix e, após mais de um ano sem novidades, acaba de autorizar mais uma instituição financeira para operar o serviço. A Terra Investimentos passa a mediar os aportes rápidos em sua plataforma, conforme anúncio feito nesta quarta-feira (3).

A empresa se junta a Banco Inter e Órama Investimentos na lista de participantes do Cad&Pag, plataforma que une os sistemas do Tesouro Direto, das instituições financeiras e do portal Gov.br, e que permite fazer uma aplicação em cinco minutos, segundo o Tesouro Nacional.

O investimento via Pix deve facilitar o dia a dia do investidor que faz pequenos aportes com frequência. Em fevereiro, as aplicações de até R$ 1 mil representaram 60,4% das operações de investimento no Tesouro Direto e o valor médio por operação de R$ 6.075,78.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como comprar título público com Pix

Para comprar títulos públicos via Pix, é preciso ter, pelo menos, o nível Prata de confiabilidade na plataforma do Gov.br. Caso o investidor não possua esse padrão, será encaminhado ao portal para completar as informações restantes.

Somente o titular da conta na plataforma do governo pode fazer o Pix para comprar o título público, medida tomada para aumentar a segurança do processo.

Segundo o Tesouro Nacional, para aumentar a segurança do processo, só poderá ser feito um PIX vindo do CPF do titular da conta.

Continua depois da publicidade

Veja o passo a passo:

  1. Instale o aplicativo Tesouro Direto no celular, disponível para iPhone e Android;
  2. Faça login com sua conta Gov.br com (mínimo nível Prata) e complete o cadastro;
  3. Acesse o menu lateral e toque na opção “Investir”;
  4. Escolha o título público desejado e clique em “adicionar”;
  5. Acesse seu carrinho de compras no topo direito da tela;
  6. Informe a quantia que deseja aplicar e clique em “Investir”;
  7. Por fim, escolha “Pagar com Pix” como método de pagamento (se houver).