Como escolher uma ação seguindo os passos de Warren Buffett

Os 4 pontos que o milionário tem em mente na hora de escolher um ativo

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Warren Buffett é um dos investidores mais brilhantes do mundo, contudo, suas estratégias de investimento são simples. Reunidos em artigo publicado no site Business Insider, estão os quatro passos que ele segue antes de investir em uma empresa. Confira quais são:

1 – Invista em empresas com boa liderança 
O renomado investidor sempre olha para o topo da companhia antes de investir. O modo como o CEO gere seus negócios reflete nos segmentos inferiores da empresa, sendo assim, é fácil distinguir um bom de um mau líder.

Buffett pesquisa sobre os salários daqueles em maiores posições, se eles mantêm as dívidas da companhia sob controle e suas decisões passadas. Isso tudo dá a ele uma boa ideia do risco da empresa em que ele pretende investir.

Continua depois da publicidade

2 – Escolha empresas que possuam perspectivas de longo prazo
O próximo ponto crucial que deve ser analisado por aqueles que querem investir tão bem quanto Buffett é saber se a empresa vai ou não estar habilitada a vender seu produto daqui 30 anos.

Uma pergunta que ele sempre faz é: “A internet vai mudar o modo como usamos esse produto?”. Se a resposta for sim, isso significa que o produto brevemente pode se tornar irrelevante e não ser uma boa opção de investimento.

3 – Prefira ações estáveis
O terceiro passo a ser seguido é escolher ações que sejam estáveis e compreensíveis. Para chegar na relação de ações que sigam esse critério, Buffett olha as métricas dos últimos 10 anos da empresa para poder ter certeza que os lucros têm sido consistentes e se as tendências caminham na direção certa.

Continua depois da publicidade

4 – Invista em ações com preço justo atraente
Por fim, Buffett calcula o preço justo da empresa, ou seja, o quanto ela vai valer no futuro. Se ele pode comprar a ação por muito menos do que o preço justo, ele vai considerar investir.