Entrevista

O segredo de um dos principais gestores de ações do Brasil para enfrentar crises

Assista à entrevista com Florian Bartunek, fundador da gestora Constellation

SÃO PAULO – Nada de procurar pechinchas ou fazer grandes mudanças nos investimentos. A melhor estratégia para enfrentar uma crise nos mercados começa antes de a turbulência se instalar. É preciso ter uma carteira de ações balanceada, com empresas de diferentes perfis, que tenham comportamentos distintos em períodos de euforia e de pânico.

A análise foi feita por Florian Bartunek, um dos principais gestores de fundos de ações do país e fundador da Constellation, numa entrevista ao InfoMoney (assista à entrevista completa no link acima).

PUBLICIDADE

Como exemplo, Bartunek citou as ações da Suzano e da XP, que estão entre as suas preferidas: fatores diferentes explicam os movimentos de alta e de baixa desses papéis e ter os dois na carteira ajuda a torná-la mais balanceada.

Na entrevista, Bartunek, que também é um dos autores do livro Fora da Curva, falou sobre a mudança de hábitos em meio à crise. Para ele, muitos desses novos hábitos serão abandonados, porque as pessoas querem “voltar ao normal”, consumir, andar de carro.

Ainda assim, algumas tendências “serão aceleradas”. Uma delas é o crescimento do comércio eletrônico.

A entrevista faz parte da série VRB Talks, que está sendo organizada pelo fundo VRB em parceria com InfoMoney, XP Investimentos, UBS Consenso, Tera Capital e a Turim MFO.

Nas próximas semanas, também como parte dessa iniciativa do VRB, haverá lives com alguns dos principais gestores de fundos do país, entre eles, Rogério Xavier (SPX), Marco Aurelio Freire (Kinea), , Mauricio Bittencourt (Velt) e Waldir Serafim (Navi). Todas elas serão transmitidas no Youtube do InfoMoney.

O plano de previdência do VRB investe nos fundos desses gestores.

PUBLICIDADE

Tudo o que você precisa saber para lucrar na Bolsa de Valores operando da sua casa em um curso gratuito: clique aqui e participe!