No exterior

Como comprar ações na bolsa americana morando no Brasil?

André Pantoja Albo, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Pergunta: Como faço para comprar ações norte americanas, morando no Brasil? Como por exemplo a IBM, American Express, DirectTV, Walmart. (leitor: Francisco)

Resposta de André Pantoja Albo, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Francisco, obrigado pelo seu questionamento. Temos observado um crescimento muito grande da demanda por brasileiros de investimentos no exterior. Acredito que é muito válido você avaliar essa possibilidade, principalmente pela diversificação geográfica dos seus investimentos.

Os brasileiros de modo geral, acabam alocando a maior parte do seu patrimônio dentro do Brasil, o que pode limitar as suas oportunidades de investimento. De qualquer maneira, o local onde você investe pode ser tão importante quanto no que você investe.

Leia Também: Se você se interessa em entender o caminho para se tornar especialista em ações, inscreva-se na série “Analista Stock Picker – O Profissional da Nova Década”.

Com a recuperação da economia global, pode ser um bom momento para expandir seus horizontes de investimento, e procurar oportunidades globalmente.

Basicamente, você possui 2 formas de investir em empresas no exterior. A mais simples delas é procurar alguns fundos de investimento que compram ações de companhias internacionais, como as que você citou na pergunta.

Algumas empresas americanas, como Apple, Google, Disney, GE e WalMart possuem BDRs (Brazilian Depositary Receipts) negociadas na BMF&Bovespa. Entretanto, apenas os chamados “investidores institucionais” – fundos de investimento, instituições financeiras, administradores de carteira, por exemplo – podem comprar esses títulos.

Assim sendo, minha recomendação é que você procure as instituições que possuam fundos de BDR’s (como a XP Investimentos) e desta forma você pode avaliar o retorno histórico e os custos do produto.

A grande vantagem neste caso é que você não precisa abrir conta no exterior nem enviar dinheiro para fora do país, além de ter um gestor profissional selecionando os papéis mais atrativos para o fundo naquele momento. A desvantagem é que você não terá tanta autonomia para tomar decisões de compra e venda dos papéis.

Leia também

A outra forma de se comprar ações de empresas americanas é abrir uma conta em uma corretora americana, sendo que a grande maioria delas oferece a plataforma de negociações via internet e você pode operar por conta própria.

Antes disso, você poderia entrar em contato com a sua corretora no Brasil e verificar se ela oferece esse tipo de serviço, o que significa uma comodidade a mais.

Aberta a conta, você deve fazer uma remessa de dinheiro através de um banco autorizado e também se submeter às regras tributárias brasileiras, declarando à Receita Federal os seus investimentos e recolhendo os impostos sobre ganhos de capital.

Invista em BDRs com a XP: abra uma conta de investimentos com taxa ZERO para abertura, manutenção e TED!

 

*André Pantoja Albo é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.
Perguntas devem ser feitas no e-mail onde_investir@infomoney.com.br