Menos genialidade e mais processos: como aplicam os grandes investidores

Demosthenes Madureira, CEO da BW, e Luciano Telo, diretor de investimentos da XP Advisory foram entrevistados

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – “Não há tantos gênios quanto se imagina no mundo dos investimentos. O que existem são processos bem delineados.”

Assim Demosthenes Madureira, CEO da BW, o maior single family office do Brasil, responsável pela gestão do patrimônio da família Moreira Sales, explicou como seleciona gestores para investir os recursos que gere.

Para dar bons resultados no longo prazo, acrescentou, uma gestora precisa ter consistência. “Não é ganhar sempre, é ser consistente. E o ESG do investimento chama-se processo”, afirmou (veja a entrevista completa no link acima).

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na sua avaliação, “as melhores assets são aquelas cujo processo permite que os gestores sejam substituíveis”. “É claro que as pessoas agregam valor, mas, na atividade de gestão de investimento, a definição de um processo e de como se comportar fazendo chuva ou fazendo sol é absolutamente imprescindível.”

Luciano Telo, diretor de investimentos da XP Advisory, área responsável por criar e acompanhar as carteiras de clientes de alta renda do grupo XP, também participou da entrevista.

Ambos falaram sobre processos de investimento e Telo destacou a necessidade de ter um portfólio diversificado e de “olhar para frente” para tomar decisões de investimento em meio a uma crise como a atual.

Continua depois da publicidade

Madureira e Telo também ressaltaram a importância de investimentos ESG. “Retorno é fundamental”, disse Madureira. “Mas buscar retorno sem olhar para o sustentável não faz mais sentido.”

A entrevista é a última da série VRB Talks, organizada pelo fundo VRB em parceria com InfoMoney, XP Investimentos, UBS Consenso, Tera Capital e a Turim MFO.

Os gestores Rogério Xavier (SPX), Rodrigo Azevedo (Ibiúna), Fabio Spinola (Apex), Florian Bartunek (Constellation), Marco Aurelio Freire (Kinea), Mauricio Bittencourt (Velt), Bernardo Feijó (Kapitalo), Gustavo Daibert e Thiago Mendez (ambos da Bahia Asset), entre outros, já foram entrevistados como parte dessa série (confira).

A carreira que mais forma milionários: conheça o primeiro MBA do Brasil totalmente dedicado ao mercado de ações