Podcast Outliers

Com a guarda levantada: como dois ex-diretores do BC investem agora

Mário Torós e Rodrigo Azevedo, fundadores da gestora Ibiuna, são os entrevistados do terceiro episódio do podcast Outliers

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os bancos centrais vêm desempenhando papel central na crise causada pela pandemia do coronavírus, com o anúncio de programas de estímulo e cortes de juros.

No Brasil, a taxa básica de juros a economia, a Selic, caiu para 3% ao ano, patamar impensável até pouco tempo atrás – e a maioria dos analistas prevê novas reduções.

Aprenda a investir na bolsa

Os gestores de recursos capazes de analisar – e até antecipar – esses movimentos conseguiram bons retornos nos últimos meses. Foi o que aconteceu na Ibiuna.

O maior fundo da casa, o multimercado Ibiuna Hedge STH, rendeu quase 10% neste ano (679% do CDI) e 24% em 12 meses (473% do CDI).

Por trás da estratégia, estão os sócios Mário Torós e Rodrigo Azevedo, ambos ex-diretores de política monetária do Banco Central. Torós sucedeu Azevedo no BC e, em 2010, ambos fundaram a Ibiuna, que hoje tem cerca de R$ 10 bilhões sob gestão.

Neste episódio do podcast Outliers, eles contam como investem em meio à crise e como os ganhos nos mercados de juros em diferentes países foram importantes para o resultado dos fundos da Ibiúna.

Somando o período em que estiveram no BC, Torós e Azevedo foram responsáveis por elevar as reservas internacionais do Brasil em cerca de US$ 200 bilhões. Eles explicam esse movimento e falam sobre momentos marcantes da passagem pelo BC, como as reuniões mais críticas do Comitê de Política Monetária (Copom).

As lições que aprenderam nesta e em outras crises? “Pense no impensável”, diz Torós. “Não dá para deixar a guarda baixa em nenhum momento”, diz Azevedo.

PUBLICIDADE

Este é o terceiro episódio do Outliers. O primeiro teve como entrevistado Márcio Appel, fundador da gestora Adam, e o segundo foi feito com Marcelo Urbano, fundador da Augme, gestora especializada em crédito privado.

É possível seguir e escutar os episódios de Outliers por Spotify, Deezer, Spreaker, Apple e demais agregadores de podcast.

Quer viver do mercado financeiro ou ter renda extra? Experimente de graça o curso do Wilson Neto, um dos melhores scalpers do Brasil