Colunista InfoMoney: Quais serão as mudanças no sistema financeiro global?

O encontro do G20, em Londres, foi um marco histórico e traçou ações que visam a reforma e melhoria do sistema

Fernando Caio Galdi

O encontro do G20, no dia 2 de abril, em Londres, foi um marco histórico, pois mostra claramente que os mais importantes países estão atuando de maneira integrada com o objetivo de se fortalecer a regulação e a supervisão do sistema financeiro internacional.

Publicidade

Neste encontro, o grupo declarou1 que: “Our principles are strengthening transparency and accountability, enhancing sound regulation, promoting integrity in financial markets and reinforcing international cooperation”. Neste contexto, o G20 traçou ações que visam a reforma e melhoria do sistema financeiro internacional. Entre estas ações, destacam-se:

Com essas medidas, o G20 espera fortalecer o sistema financeiro internacional e torná-lo menos suscetível a novas crises. Algumas das alterações acordadas são significativas e dependendo da maneira como forem implementadas, podem quebrar alguns paradigmas que atualmente existem no mercado financeiro internacional. Preparem-se para enormes mudanças.

1Tradução Livre: Nossos princípios são o de fortalecer a transparência e a adequada prestação de contas, melhorando a regulação, promovendo a integridade nos mercados financeiros e reforçando a cooperação internacional.

Oferta Exclusiva

CDB 150% do CDI

Invista no CDB 150% do CDI da XP e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA-USP, Fernando Caio Galdi é professor da FUCAPE Business School e escreve mensalmente na InfoMoney, às quintas-feiras.
fernando.galdi@infomoney.com.br