Este investimento protege o investidor da oscilação do mercado mantendo boa rentabilidade

Com alocação dinâmica diária, índice define onde investir com base na volatilidade do mercado

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Investidores mais avessos ao risco tendem a fugir de qualquer ativo que ofereça possibilidade de grandes perdas. Com isso, podem acabar também perdendo os ganhos oferecidos por ativos mais dinâmicos. 

Para manter o investidor protegido de grandes momentos de volatilidade sem perder a chance de alta rentabilidade, o índice S&P Economic Cycle Rotator possui um mecanismo de alocação dinâmica diária, que transfere as posições de acordo com a movimentação do mercado. A gama de investimentos fica dentro dos sub-índices do S&P. 

Baseado em ativos dos EUA, principalmente ações de empresas de tecnologia e renda fixa, o índice também está disponível no Brasil com alocação via COE, conforme explica João Simões, da equipe de vendas de COEs da XP Investimentos, no programa COE News desta quinta-feira (28). O programa esta disponível por completo no player acima.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Existe a possibilidade de montar um COE que paga o retorno alavancado desse índice, com capital protegido e ainda utilizando a melhor cotação trimestral do índice durante a vida do COE. Essa estrutura de COE se chama Marca D’Água (saiba mais aqui).

Em 2008, por exemplo, este índice chegou a ficar com alocação de 95% em renda fixa, em uma clara fuga da volatilidade causada pela crise financeira. Não há interferência humana na alocação dos fundos: ele utiliza um modelo matemático capaz de calcular um ideal de equilíbrio entre renda fixa e variável que mantenha a volatilidade em torno de 6% ao ano.

Beneficiando-se dos momentos de expansão da economia para obter maiores ganhos e protegendo-se dos períodos de contração, este índice tem um histórico de retorno anualizado de 8,07% ao ano nos últimos 5 anos (medido em 5 de junho de 2018). 

Continua depois da publicidade

Quer investir em COE? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney