Clientes do Inter enfrentam problemas para investir no Tesouro Direto

O banco explica que as falhas ocorreram “devido a uma instabilidade no sistema de comunicação entre o banco e a B3, no dia 15 de abril"

Wellington Carvalho

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As taxas dos títulos do Tesouro Direto iniciaram uma escalada nos últimos dias e chegaram a oferecer quase 12% ao ano. Mas entre os investidores que enxergaram uma oportunidade na rentabilidade oferecida pelos papéis, uma parte não conseguiu investir no produto.

Nas últimas horas, clientes do Banco Inter têm relatado dificuldades para a compra dos papéis. No site Reclame Aqui, mais de dez relatos confirmam o problema só nesta quarta-feira (17).

“Fiz um investimento no Tesouro Direto pelo Inter e o mesmo não repassou o valor, que estava disponível na conta”, explica um dos relatos. “Recebi uma notificação do Tesouro [Direto] via e-mail [alertando] que, se o erro ocorresse novamente, eu seria penalizado”, segue a reclamação.

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No comunicado, o Tesouro Direto informou sobre o cancelamento do investimento por falta de pagamento e detalhou a possibilidade de uma suspensão temporária do investidor – em caso de nova ocorrência.

Em resposta ao InfoMoney, o Inter explica que as falhas ocorreram “devido a uma instabilidade no sistema de comunicação entre o banco e a B3, no dia 15 de abril.

Diante disso, acrescenta a instituição financeira, as ordens de compra de títulos do Tesouro Direto não foram processadas e confirmadas pela B3. “Os aportes foram estornados aos clientes e o sistema foi normalizado no dia 16 de abril”, conclui.

Wellington Carvalho

Repórter de fundos imobiliários do InfoMoney. Acompanha as principais informações que influenciam no desempenho dos FIIs e do índice Ifix.