Conteúdo Patrocinado

Cenário favorece investimentos de longo prazo na bolsa, afirma especialista

Com ações mais baratas, empresas com operações mais sólidas se mostram como aposta atraente para investidores que miram oportunidades futuras

Por  MoneyLab -

A Bolsa de Valores vem sentindo os efeitos da macroeconomia, fechando em baixa nas últimas semanas em função da alta do preço do petróleo, possibilidade de greve dos caminhoneiros e alta dos juros, estes os exemplos mais recentes. Ainda que o cenário seja de atenção e cautela, o mercado de ações se mostra atrativo aos investidores que buscam rentabilidade em apostas com vistas ao futuro.

“O tempo é o melhor aliado do investidor de longo prazo. Neste momento, muitas empresas estão sofrendo com os efeitos da pandemia na economia, mas ainda assim entregando bons resultados operacionais. Isso mostra que é possível investir hoje nessas ações que estão valendo menos agora, mas que dizem respeito às empresas com histórico de resiliência”, disse Pietra Guerra, especialista em ações da Clear Corretora.

Guerra cita como exemplo a operação da varejista Magazine Luiza. Em outubro os papeis da empresa fecharam em queda de 24,6%. Analistas do mercado, no entanto, apontam que a empresa ainda assim deverá fechar o ano com registro de lucro. “Os preços praticados nos shoppings centers voltaram para um patamar próximo ao visto pelo varejo antes da pandemia, e isso é visto como um indicador positivo”, afirmou Pietra.

Ainda dentro do exemplo citado pela especialista, a Magazine Luiza passa internamente por um grande processo de expansão do negócio para o ambiente digital. Hoje o e-commerce já corresponde a cerca de 70% da receita da companhia, e foi justamente as vendas online que deram alguma sustentação à companhia em momento de altos e baixos no consumo do país que acabaram refletindo em sua operação.

São fatores como este, que apontam para os caminhos que determinada empresa deverá seguir no futuro, que contribuem para que o momento seja fértil para investimentos de longo prazo na Bolsa de Valores. Sobre este assunto a especialista Pietra Guerra conduzirá uma série online para ajudar investidores a ampliar os conhecimentos em operações no mercado financeiro.

A web série, chamada Você na Bolsa, é formada por quatro capítulos nos quais Guerra abordará desde as oportunidades de investimento a longo prazo no mercado de ações e exemplos de como investir nestes papeis, até as dúvidas mais frequentes de pessoas que ainda têm pouca experiência em investimentos nesse ambiente financeiro. Clique aqui e se inscreva para acessar os vídeos.

Pesquisa realizada pela UBS entre setembro e outubro ouviu cerca de 150 investidores no país e apontou que 71% deles estão otimistas em relação à economia brasileira nos próximos doze meses. A aceleração da vacina contra a covid-19, a reabertura econômica e as exportações de commodities foram os fatores apontados como argumento para sustentar o viés otimista.

Na mesma pesquisa, 76% dos investidores brasileiros afirmaram estar otimistas sobre a expectativa de retorno de suas carteiras. Uma parcela de 67% planeja aumentar a alocação de recursos em bolsa, e fatia de 22% afirma que há a intenção de manter a exposição atual aos riscos do mercado. As principais ameaças ao investimentos citadas foram ambiente político (79%), aumento de impostos (77%) e inflação (76%).

Sobre investimentos de longo prazo, o levantamento aponta um dado importante: 84% dos entrevistados classificaram como importantes os investimentos considerados sustentáveis. 34% deste contingente pretende aumentar os aportes com esse viés nos próximos cinco anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprenda a identificar as melhores oportunidades na Bolsa. Inscreva-se grátis no curso Você na Bolsa.

Compartilhe