Renda fixa

Cenário adverso abre oportunidade para ganhos no Tesouro Direto, diz especialista

Programa "Renda Fixa Turbinada" é apresentado por Alan Ghani e vai ao ar toda quinta-feira, às 14h30, no YouTube do InfoMoney

SÃO PAULO – O aumento das tensões nos mercados em meio à piora do cenário externo, tendo em vista principalmente o noticiário envolvendo a guerra comercial entre Estados Unidos e China e a moratória da Argentina, pode ser uma oportunidade para o investidor de renda fixa. É o que afirma o professor do InfoMoney Alan Ghani, que enxerga a possibilidade de as taxas de retorno dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto voltarem a cair no curto prazo, o que poderá gerar ganhos a partir da venda antecipada dos papéis assim que o estresse diminuir.

Com base no Tesouro IPCA+ 2035, que oferecia uma taxa anual de 3,74% na tarde desta quinta-feira (29), Ghani fez uma simulação considerando o recuo do prêmio para um patamar próximo ao de uma semana atrás, de 3,51% mais a inflação. No programa “Renda Fixa Turbinada” desta semana, Ghani destacou que enxerga a possibilidade de ganhos acima de 3% com tal movimento.

De toda forma, vale lembrar que, se o investidor vender o papel em um intervalo abaixo de 30 dias depois da compra, ele estará sujeito à cobrança de IOF e a um Imposto de Renda de 22,5% sobre o rendimento obtido na venda dos títulos.

PUBLICIDADE

E se as taxas subirem?

Ghani avalia ser pouco provável que as taxas subam muito acima do patamar atual, mas ressalta que, se o movimento ocorrer, o investidor poderá optar por carregar a posição até a data de vencimento dos títulos públicos. “Essa é a maravilha do Tesouro Direto. No pior cenário, você carrega até o vencimento e ganha o que contratou. Na melhor das hipóteses, você realiza o lucro antes e passa a ter o ganho turbinado”, afirma.

Apresentado por Ghani, o programa “Renda Fixa Turbinada” vai ao ar toda quinta-feira, às 14h30, no canal do YouTube do InfoMoney.

Invista nos títulos do Tesouro Direto com R$ 30: abra uma conta gratuita na Rico