BTG corta recomendação de Vale e Bradespar; entenda

O BTG decidiu cortar a recomendação das ações da Vale e da Bradespar para neutro nesta quinta-feira por falta de catalisadores para impulsionar as ações no curto prazo

Arthur Ordones

(Divulgação/Vale)

Publicidade

SÃO PAULO – O BTG Pactual decidiu cortar a recomendação das ações da Vale (VALE5) e da Bradespar (BRAP4) para neutro nesta quinta-feira (04) por falta de catalisadores para impulsionar as ações no curto prazo.

Na opinião da instituição, o desconto da Bradespar é explicado principalmente pelas preocupações dos investidores sobre a renovação do acordo de acionistas da Valepar e sobre o aumento da participação na empresa, o que irá elevar a alavancagem e reter dividendos. “Acreditamos que essas preocupações são exageradas, visto que a nossa percepção é de que a renovação do acordo de acionistas da Valepar é altamente provável (expira apenas em 2017) e não temos nenhuma indicação de que a Bradespar está olhando para aumentar sua participação na Valepar (ou que seria uma renovação onerosa)”, explicou. “Na nossa visão, esses problemas não serão resolvidos no curto prazo”, completou.

Sobre a Vale, o minério de ferro terá um 2015 bastante desafiador. “Nós mantemos nossa visão de que o minério de ferro, provavelmente, não vai se estabilizar em US$ 80/dmt nos próximos dois anos. No entanto, a liquidez no mercado de transporte marítimo permanece ampla (evidenciado pelo recente aumento nas taxas de frete e exportação de dados), e os chineses estão sem nenhuma necessidade de reabastecer de forma agressiva (alguns até parecem renegar contratos)”, afirmou.

Continua depois da publicidade

O total de estoques de minério de ferro parecem razoáveis e existe uma opção de compra de minério mais barato abastecido nos portos (US$ 5 de desconto/t para os marítimos).