BTG corta recomendação de papel que subiu 25% em pouco mais de um ano

Valuation da ação não está tão atrativo no momento, afirma instituição

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O BTG Pactual divulgou relatório em que rebaixa sua recomendação para os papéis da Odontoprev (ODPV3) de compra para neutra. O principal motivo dessa recomendação é o recente rali da ação, que subiu cerca de 25% desde que a instituição financeira recomendou compra para ela em janeiro do ano passado.

“Ainda vemos a ação como uma das histórias mais atrativas dentro de nossa cobertura, com forte posicionamento estratégico e robusta geração de caixa. Mas um valuation esticado e um cenário macroeconômico mais difícil significam uma relação risco/retorno menos atrativa”, aponta a equipe de análise do BTG Pactual.

Os analistas ainda afirmam que a Odontoprev apresentou sinais preocupantes quanto ao crescimento de membros, com adições líquidas de apenas 144 mil pessoas – queda de 26% na comparação com 2013. Esse número é por conta do crescimento de contratos individuais da Bradesco e cancelamento de planos individuais com grandes varejistas.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O BTG Pactual relata também que espera que esse cenário complicado continue em 2015 e isso aumenta sua preocupação com as perspectivas de crescimento da empresa. Os analistas apontam que incorporaram a suas estimativas os resultados da Odontoprev referentes ao quarto trimestre do ano passado.

Assim, a projeção de EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, na sigla em inglês) da equipe de análise para a companhia foi cortada em 2% para 2015 e 4% para 2016. Mesmo assim, o BTG ainda vê um caráter defensivo e geração de caixa sólida para a empresa como pontos positivos.