Papo com Gestor

Bolsa pode dobrar em 4 anos com reforma da previdência, afirma gestor da Apex

Fábio Spinola, gestor da Apex, é um dos convidados da edição especial do programa Papo com Gestor 

SÃO PAULO – “Se endereçar a reforma da previdência você tem crescimento de lucro. O efeito do juro composto nisso contra um CDI baixinho é pró-cíclico. Em quatro anos você pode dobrar o valor do investimento. Se der certo, é tão bom e o ciclo é longo”, afirmou Fábio Spinola, gestor da Apex, que participou da edição especial do programa Papo com Gestor (confira a entrevista completa no vídeo abaixo). 

“O que não está precificado é ter um cenário em que nenhum candidato tenha capacidade de endereçar a reforma da Previdência, a solução para as contas fiscais. Teremos que ficar atentos”, disse. Mesmo no cenário incerto e a perda de -4,76% do Ibovespa no primeiro semestre, Spinola conseguiu obter lucros no mercado acionário. O fundo Apex Infinity 8 Long-Biased acumulou ganhos de +13,27% no primeiro semestre.

“A regra do jogo é ‘vamos errar’. Na teoria, carteira é isso, mas você tem que acertar mais do que errar. Estamos aqui por causa disso, muita gente ficou pelo caminho”, conta.

PUBLICIDADE

Ações favoritas
Fábio Spinola, da Apex, Marcelo Cavalheiro, da Safari, e João Braga, da XP, gestores de três dos melhores fundos de ações do primeiro semestre, contaram que o segredo do bom desempenho é ter o “timing” certo para comprar ou vender ações e se despir dos preconceitos com empresas que não são exatamente uma unanimidade no mercado. Para Spinola, esses papéis para o segundo semestre são: Itaú (ITUB4), Rumo (RAIL3), CVC (CVCB3), Suzano (SUZB3) e Fibria (FIBR3)

As ações da Suzano foram um vetor importante para a performance dos três fundos no primeiro semestre – o papel saltou 141,8% no período – e devem continuar como uma boa opção para o portfólio da segunda metade do ano. “Olhando as duas empresas isoladas, acho que Suzano está bem precificada e a Fibria está extremamente barata. Quando você olha as duas combinadas, está muito barata. A nossa decisão de manter as duas é por acreditar que Cade vai dar ok para a fusão e as autoridades externas  também. Se isso não acontecer, você está protegido com a Fibria, que vai subir barbaramente”, avalia Spinola .

Spinola destaca a geração de caixa “extremamente forte” das empresas. “As duas empresas combinadas operam a 4x ebitda [enterprise value], levando em consideração o preço de celulose de US$ 750 [por tonelada] e um cambio médio de R$ 3,50”, calcula o gestor que aloca o dobro da quantidade que tem em Suzano em Fibria. 

A opção por Itaú reside, principalmente, em sua capacidade de pagar dividendos elevados. “O Itaú tem crescimento baixo de lucro, mas tem dividendo muito alto e esse carrego te dá essa proteção. Como filosofia de investimentos, gostamos de olhar crescimento de lucro, dividendos e expansão de múltiplo. São os três principais pilares do preço da ação”, diz.

Sobre Rumo, Spinola explica que carrega as ações da empresa há algum tempo e conta que elas se beneficiaram da dinâmica de preços. “O micro está dizendo que tem valor ali e o gerenciamento diz que vai entregar, seja com crescimento de lucro ou de dividendos”, diz. 

O gestor conta ainda que tem ações da CVC há algum tempo e que o mercado penalizou muito o preço da ação, enquanto o resultado da companhia continua bom. Mesmo com a desaceleração no ritmo da atividade econômica, a empresa deve ter boa performance. “Se não dá para viajar para fora, viaja dentro. A quantidade de destinos turísticos no Brasil é enorme e o turismo já ocupou uma parte da cesta de consumo brasileiro”, avalia. 

PUBLICIDADE

Quer investir no fundo da ApexClique aqui e abra já sua conta na XP Investimentos

Veja o Papo com Gestor especial – com Fábio Spinola, da Apex, João Braga, da XP Gestão, e Marcelo Cavalheiro, da Safari – no vídeo abaixo: 

Papo com Gestor é um programa de entrevistas semanais apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney. O programa é fruto de uma parceria com a XP Investimentos e trará toda semana uma entrevista com gestores que estão se destacando dentro da lista de fundos da plataforma digital da XP.