Conteúdo Patrocinado

Bolsa na máxima após “química” de Trump e Lula; veja investimentos para surfar rali

O bom momento da Bolsa foi reforçado nesta terça-feira (23) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que teve uma boa conversa com o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia-Geral das Nações Unidas

MoneyLab

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, fechou a semana passada com alta de 2,53%, aos 145.865 pontos, renovando a máxima histórica do indicador. Em 2025, o Ibovespa acumula ganhos de mais de 20%.

Apesar do desempenho, representantes do mercado financeiro ainda observam espaço para novos avanços. É o caso da XP Investimentos que, em relatório, manteve visão positivo para as ações brasileiras e reafirmou estimativa de valor justo do Ibovespa em 150 mil pontos para 2025.

O bom momento foi reforçado nesta terça-feira (23) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que teve uma boa conversa com o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia-Geral das Nações Unidas e que os dois se encontrarão na próxima semana. “Química excelente”, disse o norte-americano. Após a fala, o Ibovespa voltou a bater recorde.

Uma das alternativas para surfar o atual momento da Bolsa brasileira são os fundos de investimentos. Conheça as características, vantagens e riscos deste produto, além de opções disponíveis no mercado.

Opções de fundos de investimentos focados em ações

XP Investor 30 FIC FIA RL

Saiba mais e invista no produto

SPX Patriot FIC FIA

Saiba mais e invista no produto

Encore LB Advisory FIC FIM

Saiba mais e invista no produto

Confira a seleção completa de fundos disponíveis na XP

Não tem conta na xp? Cadastre-se aqui

Visão da XP para a renda variável no Brasil

De acordo com o relatório Raio – XP Brasil, dois motivos principais sustentam o otimismo da XP Investimentos com o índice Ibovespa: os novos rumos do cenário macro e as eleições do ano que vem.

“Nós estamos construtivos com as ações brasileiras devido o novo regime macro com o fim do ciclo de contração monetária e uma inflação desacelerando”, aponta o documento. “[Destacamos também] a proximidade das eleições de 2026, que tende a trazer maior volatilidade e interesse em ações”, complementa o texto.

No relatório, a casa analisa os lucros por setor e identifica saneamento, construtoras, TMT e varejo como os segmentos com as melhores tendências de lucros. 

Leia mais: Resiliência do mercado em agosto se transforma em otimismo renovado

Fundos de investimento: como funcionam?

Ao investir em um fundo, o investidor adquire cotas que representam uma fração do patrimônio total. A valorização dessas cotas depende do desempenho dos ativos que compõem a carteira.

A gestão do fundo é realizada pelos gestores, que tomam decisões de investimento com base na política e nos objetivos estabelecidos no regulamento do fundo.

Os fundos estão sujeitos a riscos, que podem variar conforme o tipo de ativo investido. Antes de investir, é importante conhecer o perfil de risco do fundo e consultar materiais técnicos, como o regulamento e o prospecto, disponíveis nos canais oficiais.

Tipos de fundos e estratégias

Os fundos são classificados conforme os ativos em que investem. Abaixo, seguem alguns exemplos:

Quais são as vantagens em investir em fundos?

Os fundos de investimento são atrativos por diversos motivos:

Quais são os riscos?

Investidores, porém, devem estar atentos aos riscos associados, tais como:

Custos e tributação

Além disso, os fundos possuem taxas que impactam os rendimentos:

Trata-se de um conteúdo patrocinado. O InfoMoney não possui qualquer responsabilidade quanto a oferta e a comercialização dos produtos divulgados neste material. 

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.