Bolsa: “Estratégias devem mudar constantemente”, lembra especialista

Colunista do site The Motley Fool afirma que para investir em mercado acionário investidor não pode ser inflexível

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO –  O mercado de ações possui infinitas nuances e entendê-lo nem sempre é fácil. Depois de ter estudado e se informado, muitos investidores acreditam que já absorveram todo o conhecimento necessário para entrar na bolsa de valores. No entanto, as regras estão em constante mudança e a estratégia que antes funcionava perfeitamente, pode não servir mais, conforme aponta o colunista do site The Motley Fool, Dan Caplinger.

Portanto, ao invés de tentar ser um grande acionista, como Warren Buffett, é mais importante reconhecer que seus conhecimentos passados podem já não servir mais diante do cenário no qual você se encontra.

Como encontrar ações com bom potencial
Esse comportamento de querer adotar uma estratégia e mantê-la por um longo período pode parecer muito atraente, principalmente para os investidores iniciantes, mas depois de um tempo você pode acabar amargando grandes perdas e perdendo, inclusive, o que tinha aplicado no princípio.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um exemplo dado por Caplinger foi o boom das empresas de tecnologia nos anos 90. Naquela época, bastava localizar as ações que estivessem relacionadas à internet para conseguir rendimentos extraordinários. Em 1999, os acionistas já aguardavam ansiosamente os prêmios anunciados pelas companhias, em relação ao preço que os participantes dos IPOs (Oferta Inicial Pública) haviam pagado.

Mas ao decorrer dos anos 2000, as ações que mostraram o melhor desempenho foram as que os investidores haviam rejeitado quando estavam na onda das empresas de tecnologia. E foi identificando oportunidades diferenciadas, como a da empresa de tabaco Altria, que a Berkshire Hathaway (de Warren Buffett) conseguiu recuperar suas perdas dos anos 90.

Esse é apenas um exemplo de inúmeros casos em que investidores apostaram em uma ação ou um setor e acabaram sendo devorados pelo mercado. Outra situação similar ocorreu quando companhias ligadas à tecnologia mostravam ganhos substanciais, enquanto as commodities americanas vinham caindo rapidamente. Naquele momento, muitos investidores afirmavam que este tipo de investimento era um “desperdício de capital”. Passados 10 anos, empresas de energia dispararam na bolsa e deram um ótimo retorno aos seus acionistas.

Continua depois da publicidade

Outro exemplo dado por Caplinger é o que vem sendo dito por muitos investidores nas últimas décadas. Segundo eles, o mercado de títulos está sobrevalorizado com taxas que já não encontram mais espaço para crescer. No entanto, os títulos têm surpreendido muitos com seus ganhos, mesmo quando há uma queda na renda.

“O que esses mercados têm em comum é que os ciclos faziam com que eles não parecessem atrativos em determinados momentos, ainda que, em seguida, eles se mostrassem bons. Prever exatamente quando esses movimentos vão acontecer é difícil, mas saber que eles vão ocorrer, eventualmente, é importante”, afirmou Caplinger.

Por fim, ainda segundo o colunista, o bom investidor é aquele que nunca para de aprender, pois a melhor maneira de encontrar o vencedor de amanhã é transformar suas teorias anteriores em atuais e olhar para o que ninguém está olhando.