ranking infomoney ibmec

“Bancos estão sendo ‘comidos por todos os lados’, mas vão tentar se defender”, diz Bredda

O surgimento das plataformas de investimentos, a desintermediação financeira e a migração de gerentes para escritórios de agentes autônomos tem provocado reações no setor

SÃO PAULO – O movimento de ‘desbancarização’ está provocando uma grande mudança no setor, afirmou Henrique Bredda, gestor do fundo de ações Alaska Black, durante o evento de premiação do Ranking InfoMoney-Ibmec, em São Paulo.

“O banco está sendo ‘comido’ por todos os lados. Vemos o surgimento das plataformas de investimentos, a desintermediação financeira e a migração de gerentes para escritórios de agentes autônomos. A população começa a entender mais sobre educação financeira e o banco vai acabar sofrendo se não evoluir”, disse Bredda .

O Alaska Black BDR Nível 1, um dos fundos disponíveis na plataforma da XP Investimentos, ficou em primeiro lugar na categoria fundos de ações.

PUBLICIDADE

O gestor acredita que os grandes bancos não desistirão facilmente de um mercado tão rentável. “Eles não são bobos e não nasceram ontem. Sabem desse cenário, então vão tentar se defender”, afirmou.

Segundo ele, isso pode acontecer via diversificação de serviços, já que os grandes bancos possuem uma escala enorme.

Outra possibilidade é apostar no ganho de eficiência. “Para um funcionário mudar a impressora do seu departamento ele precisa abrir 2 chamados e quando vão mudar seu computador já foi até trocado. Então eles vão ter que melhorar isso”, disse.

Um movimento de defesa que já vem acontecendo é a compra de fintechs e empresas de tecnologia. “É uma reação normal neste cenário. Até para que os bancos consigam se oxigenar, trazendo inovação e agilidade para as operações”, afirma.

Ranking InfoMoney-Ibmec

O ranking InfoMoney-Ibmec premiou os melhores fundos de investimento do país em quatro categorias: ações, multimercado, imobiliários e renda fixa crédito privado (conheça os ganhadores).

PUBLICIDADE

O Ibmec desenvolveu a metodologia e analisou o retorno e também o risco dos fundos num período de três anos, com o objetivo de premiar a consistência de resultados (entenda a metodologia).