Melhores práticas de investimento

B3 e S&P lançam índice de ações com foco em ESG

Indexador utiliza critérios baseados em práticas ambientais, sociais e de governança para selecionar empresas brasileiras para sua carteira

(Getty Images)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A B3 e a S&P Dow Jones, maior provedor de índices do mundo, anunciaram hoje o lançamento do índice S&P/B3 Brasil ESG. O indexador utiliza critérios baseados em práticas ambientais, sociais e de governança (representadas pela sigla em inglês ESG) para selecionar empresas brasileiras para sua carteira.

Segundo comunicado da Bolsa, o objetivo do índice é dar aos investidores exposição central ao mercado de ações brasileiro, ao mesmo tempo em que promove as empresas com as melhores avaliações ESG.

O S&P/B3 Brasil ESG tem como base empresas listadas na B3 que compõem o índice S&P Brazil BMI, com exceção daquelas que não estão aderentes aos princípios do Pacto Global ou que fazem parte de setores específicos (como, armas, tabaco e carvão térmico).

Leia mais:
ESG, do despertar da relevância ao desenvolvimento no mercado: o que o investidor precisa saber hoje
Bolsa de valores mudará índice de sustentabilidade criado há 15 anos

Há ainda um critério de pontuação.

De acordo com a B3, as empresas elegíveis são ponderadas pela pontuação ESG da S&PDJI com base na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA, na sigla em inglês). Aquelas que não atingirem pontuação suficiente considerando os critérios ambientais, sociais e de governança não entram na carteira.

“Num momento em que a agenda ESG se torna cada vez mais relevante para investidores no mundo todo, a B3 traz para o mercado um novo índice para compor seu portfólio. O ISE e o ICO2 já são referenciais da temática para os investidores, e nossa estratégia é proporcionar a eles mais uma alternativa nesse segmento”, afirmou Gleice Donini, superintendente de Sustentabilidade da B3, por meio de comunicado.

Aprenda a fazer das opções uma fonte recorrente de ganhos, de forma responsável e partindo do zero, em um curso 100% gratuito!