Investidor de “A Grande Aposta” retoma venda de Nvidia: “Às vezes, vemos bolhas”

Gestor da Scion vê sinais de bolha após operações circulares envolvendo empresas de IA, e revela posição vendida também na Palantir

Bloomberg

Michael Burry (Foto: Divulgação/Regency Enterprises)
Michael Burry (Foto: Divulgação/Regency Enterprises)

Publicidade

A Scion Asset Management, gestora de Michael Burry, revelou posições vendidas em Nvidia (BDR: NVDC34) e Palantir (P2LT34) poucos dias depois de o gestor publicar um alerta enigmático sobre o excesso de otimismo no mercado.

Burry, conhecido por ter lucrado com a crise do mercado imobiliário americano em 2008, comprou opções de venda — que se valorizam quando as ações caem — das duas empresas, segundo documentos regulatórios 13F divulgados na segunda-feira (3). As informações também mostram que ele adquiriu opções de compra de Halliburton e Pfizer.

As ações da Palantir, que elevou sua projeção de receita anual na segunda-feira, chegaram a cair 8,1% no pré-mercado, em meio a avaliações de analistas de que o papel está excessivamente valorizado. Os papéis da Nvidia também recuaram, com queda de até 2,6%.

Investidores têm demonstrado preocupação há meses com uma onda de operações circulares envolvendo OpenAI, Nvidia e outras empresas de inteligência artificial, levantando dúvidas sobre a sustentabilidade do atual rali do setor.

Na semana passada, Burry publicou no X uma imagem de seu personagem no filme A Grande Aposta, acompanhada da mensagem: “às vezes, vemos bolhas”.

Na noite de segunda-feira, ele postou novas imagens, incluindo um gráfico de uma reportagem da Bloomberg News sobre preocupações com financiamentos circulares ligados à Nvidia e outras companhias.

Continua depois da publicidade

Esta não é a primeira vez que o gestor adota uma posição pessimista sobre a Nvidia. No primeiro trimestre, a Scion informou ter liquidado quase toda sua carteira de ações listadas e comprado opções de venda da fabricante de chips, além de papéis de algumas gigantes chinesas de tecnologia listadas nos EUA.

O relatório do primeiro trimestre incluía uma observação de que as opções de venda “podem servir como hedge de posições compradas que não são obrigatoriamente reportadas” nos formulários 13F. O documento do terceiro trimestre, divulgado nesta segunda-feira, não trouxe a mesma ressalva.

A Scion Asset Management não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

© 2025 Bloomberg L.P.