Podcast Outliers

As lições do “Highlander” do mercado de crédito no Brasil

Marcelo Urbano, sócio fundador da gestora Augme Capital, é o entrevistado do episódio desta quinzena do podcast Outliers

SÃO PAULO – A máxima que diz que é nas crises que são conhecidos os investidores que sabem de fato o que estão fazendo é especialmente válida para o mercado de crédito privado.

Esse mercado reúne os títulos de dívida que são emitidos por empresas e bancos (debêntures, CRIs, CRAs, CDBs, LFs etc.) – com diferentes riscos e rendimentos.

PUBLICIDADE

Escolhas mal feitas em períodos de bonança, quando geralmente os investidores são menos exigentes, podem virar pó em momentos mais turbulentos. Na Bolsa, uma ação só passa a valer zero se a empresa quebra. No mercado de crédito, isso pode acontecer por diferentes motivos, e é papel do gestor fazer a lição de casa para evitar que isso aconteça.

O gestor Marcelo Urbano é um especialista em analisar o risco e o retorno dos títulos privados disponíveis no mercado para compor as carteiras dos fundos da Augme, gestora da qual ele é um dos fundadores.

Urbano é o entrevistado do episódio desta quinzena do podcast Outliers, apresentado por Samuel Ponsoni, analista de fundos da XP.

Urbano já passou por várias crises no mercado de crédito e sobreviveu a todas elas, o que leva Ponsoni a chamá-lo de “Highlander”, numa referência ao clássico dos cinemas que retrata um herói imortal. Nessa crise, em específico, não só está vivo, como está conseguindo captar recursos num ambiente em que a grande maioria dos fundos sofre com resgates.

No podcast, Urbano – que tem 26 anos de experiência no mercado financeiro, metade grande parte desse tempo dedicada à análise de crédito – conta sua trajetória, como toma decisões de investimento e as lições que aprendeu nas diversas crises.

Este é o segundo episódio do Outliers. O primeiro teve como entrevistado Márcio Appel, fundador da gestora Adam, cujos fundos estão entre os que tiveram os melhores resultados em meio à crise. Para Appel, medo e do pessimismo ajudam a riqueza no longo prazo.

PUBLICIDADE

É possível seguir e escutar os episódios de Outliers por Spotify, Deezer, Spreaker, Apple e demais agregadores de podcast.

Quer viver do mercado financeiro ou apenas ter renda extra? Experimente de graça o curso do Wilson Neto, um dos melhores scalpers do Brasil