Publicidade
As ações de empresas que distribuem dividendos estarão em evidência em dezembro. Afinal, pagadoras importantes podem seguir os exemplos de Vale (VALE3) e Itaú (ITUB4) e anteciparem a distribuição de proventos por conta da reforma do Imposto de Renda.
Para o último mês do ano, a mineradora e o banco seguem na lista das ações de dividendos mais indicadas. Compilado do InfoMoney com as recomendações das carteiras das principais corretoras do País mostra ainda a Petrobras (PETR4) como a pagadora de dividendos mais recomendada para as carteiras de renda passiva em dezembro.
Não perca a oportunidade!
Na comparação com novembro, o ranking sofreu apenas uma mudança: a saída da Direcional (DIRR3), que perdeu uma indicação em dezembro. Confira as ações de dividendos mais recomendadas para investir em dezembro e o dividend yield (DY, retorno com dividendos) nos últimos 12 meses até o fim de novembro:
Petrobras (PETR4)
O destaque da tese para 2026 é o potencial operacional da empresa, que estima produção em 2,5 milhões de barris por dia, ante estimativa anterior de 2,4 milhões, o que ainda pode ser conservador, considerando que em outubro a produção chegou a 2,6 milhões de barris por dia, diz o BTG Pactual. O banco, porém, vê o aumento dos investimentos como um fator que deve deixar os investidores mais céticos com a ação, que passa a depender mais de uma compressão do risco Brasil.
Itaú (ITUB4)
O plano do banco é dobrar a carteira de crédito de varejo em cinco anos, segundo guidance apresentado no último Itaú Day, em setembro. O Santander diz que o Itaú “normalmente cumpre suas projeções”, o que fez os analistas elevarem a projeção de lucro líquido em 5% para o período entre 2026 e 2030.
Continua depois da publicidade
Caixa Seguridade (CXSE3)
A Terra Investimentos destaca o payout (porcentagem do lucro líquido distribuído aos acionistas) “elevado”, de cerca de 90% e dividend yield consistentemente entre 8% e 9% ao ano. “O modelo diversificado e a reestruturação societária reforçam a resiliência e a geração de valor aos acionistas. Com múltiplos de 9x a 11x lucro, as ações mantêm potencial de valorização e dividendo, justificando recomendação de compra”, diz a corretora.
Vale (VALE3)
Uma tese micro sólida em conjunto com fundamentos mais fortes do minério de ferro fizeram o BTG Pactual revistar a recomendação da ação. “O fluxo de caixa acima dos pares australianos é notável e ainda não totalmente refletido no preço”, diz o banco, em relatório.
Copel (CPLE6)
O Santander destaca o Dia do Investidor da Copel, realizado em 19 de novembro, que reforçou a visão positiva do banco sobre a empresa, “visto que a administração reiterou as altas expectativas de pagamento de dividendos, além de ter se mostrado otimista em relação aos resultados da revisão tarifária de sua distribuidora e ao seu posicionamento no setor de geração”.