Conteúdo Patrocinado
Oferecido por Apex Capital

Apex aposta em temas de longo prazo no Brasil e no exterior

Financial deepening, transformação digital e saúde estão entre os setores que a gestora leva em consideração nos seus fundos

Na construção do seu portfólio, a Apex Capital, empresa independente de gestão de recursos de terceiros, leva em consideração qual tema a empresa está exposta.  A preferência é por posicionamentos em temas que são considerados de longo prazo, ou seja, em temas seculares. Por exemplo: financial deepening e transformação digital, saúde e vantagens competitivas do Brasil.

A gestora acredita que o setor de saúde se beneficiará no longo prazo com o envelhecimento da população e procura capturar essa tendência.

Outra visão é que a competição entre os bancos comerciais está aumentando com a entrada e aumento do número de clientes dos bancos digitais e fintechs, bem como um aumento da população acessando o mercado de capitais e cuidando com mais atenção de suas finanças.

“Apesar dos bancos continuarem saudáveis e rentáveis, o nível de retorno será menor do que estamos acostumados a ver, tendo então oportunidades de investimentos mais rentáveis em outras companhias”, Guilherme Costa, sócio e analista do setor financeiro da Apex Capital.

“O Brasil possui vantagens na produção de commodities agrícolas e minerais, em relação ao custo por exemplo. Outras alocações, sem associação aos temas citados, também entram no radar para serem somadas ao portfólio, ancoradas em fundamentos bastante sólidos”, completa Jonatas Castro, sócio e head da área de Relações com Investidores.

Atualmente, quais são os produtos e o foco da casa?

A Apex Capital é uma empresa independente de gestão de recursos de terceiros, fundada em 2011, com foco único em renda variável e possui três estratégias diferentes: Long Only, Long Biased e Long & Short. Temos compromisso com o processo de investimento e possuímos uma plataforma de análise fundamentalista proprietária.

Quais são a diferenças dessas estratégias?

Long Only

O fundo Long Only possui de 20 a 25 posições compradas em ações locais com um volume médio negociado maior do que R$ 1 milhão e market cap superior a R$ 1 bilhão. A exposição líquida varia usualmente entre 90% e 100%. Dessa forma, a gestora está constantemente avaliando as empresas e selecionando as teses com as maiores convicções.

Long Biased

Além das posições compradas de alta convicção presentes no Long Only, a estratégia Long Biased também tem em sua carteira posições vendidas de alta convicção, além de ser possível estruturar pares (uma posição comprada contra uma vendida), investir no exterior e carregar posições em fundos imobiliários como uma melhor forma de rentabilizar o caixa dos fundos. Para terminar, é uma estratégia com uma exposição líquida que pode variar entre 50% e 100%.

Long Short

A estratégia Long & Short busca obter retornos superiores ao CDI no longo prazo através de posições compradas e vendidas em ações de empresas negociadas no Brasil e no exterior. Como o foco é o mercado de renda variável, o fundo se destaca dos demais multimercados por ser uma opção de diversificação dos veículos macro tradicionais sem depender de movimentos direcionais de juros ou câmbio, por exemplo. Nessa estratégia, a exposição líquida do fundo costuma variar entre 0 e 30%.

Investimento no Exterior

Além das estratégias acima, está disponível também um fundo Long Biased de estratégia internacional (Apex Global Equities FIC FIA IE) com investimentos em temas seculares, de longo prazo, em empresas de países desenvolvidos e com exposição cambial. Apesar da possibilidade de carregar posições vendidas, o time de gestão apenas montará estas posições em oportunidades pontuais. Vale ressaltar que o foco desse produto é comprar nomes de companhias que possuem grande potencial de crescimento e estão ligadas a tendências e setores que não temos acesso do Brasil, como por exemplo biotecnologia, cyber segurança e computação em nuvem.

Processo e filosofia de investimento

A Apex investe no longo prazo, mas com atenção aos fatores que influenciam no curto prazo para que haja preservação do capital e nossa filosofia de investimento é pautada no crescimento de lucro/ganho de share, expansão de múltiplos e pagamento de dividendos/recompra de ações.

Atualmente, cerca de 20 profissionais fazem parte do time de gestão e, além da cobertura micro de 19 indústrias feita pelos analistas, também conta com uma equipe de economistas responsável pela análise macro dos mercados.

“Tomamos a decisão de reabrirmos alguns de nossos fundos e, assim, temos todas as estratégias com algum veículo disponível para investimentos. Confiram nossos produtos e sintam-se à vontade para entrar em contato conosco através do e-mail ri@apexcapital.com.br para conversarmos e esclarecermos qualquer dúvida que possa surgir”, conclui Jonatas.

Importante: A publicação acima é um conteúdo patrocinado, sendo que a Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (“InfoMoney”) não tem qualquer responsabilidade pelo conteúdo e informações disponibilizadas, não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações, não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. O autor ou empresa responsável pelo conteúdo estão indicados na própria publicação.