Riscos da pandemia voltam à tona

Apesar de retomada dos mercados, grau de incerteza aumentou significativamente, diz Verde

Sem sinais evidentes de desaceleração da pandemia no Brasil, posições de risco do fundo têm se mantido menores que o habitual

(Getty Images)

SÃO PAULO – Apesar da retomada dos mercados em junho, com valorização de 8,76% do Ibovespa, a avaliação da Verde Asset é de que o grau de incertezas aumentou “de maneira importante”.

Em carta enviada aos cotistas, a gestora de Luis Stuhlberger chama atenção para a segunda onda de contaminações pelo coronavírus nos Estados Unidos, em especial em estados como Texas e Flórida.

Segundo a gestora, enquanto grupos de pessoas ao redor do mundo decidirem não usar máscaras e frequentar lugares fechados, uma queda sustentada dos números de novos casos de Covid-19 deve ser mais difícil.

Desta forma, a Verde avalia que países como EUA, Brasil e boa parte das economias emergentes fora da Ásia devem conviver com a pandemia por mais tempo, até a efetiva disponibilidade em larga escala de uma ou mais vacinas.

Leia também:
Os melhores fundos de ações e multimercados no primeiro semestre de 2020 e em 12 meses

No Brasil, dado o contexto da pandemia ainda sem sinais evidentes de desaceleração, a opção da Verde tem sido por manter posições de risco do fundo menores que o habitual.

A avaliação é de que o risco político está reduzido, dada a “guinada na direção do modelo histórico de presidencialismo de coalizão”, mas que as sequelas fiscais dos gastos da pandemia deverão permanecer por muitos anos.

“A enorme poupança precaucionária criada com a crise só começará a virar consumo conforme as famílias tenham mais confiança na situação de saúde, o que ainda parece, infelizmente, um pouco distante”, escreve o time de gestão.

Em junho, o fundo Verde FIC FIM teve ganhos de 0,91%, ante variação de 0,22% do CDI e valorização de 8,76% do Ibovespa. As maiores contribuições vieram da parcela em ações locais e globais, que foi reduzida em maio.

No ano, contudo, o multimercado acumula perdas de 3,54%, frente à queda de 17,8% do Ibovespa e à variação positiva de 1,76% do principal benchmark da renda fixa.

O passo a passo para trabalhar no mercado financeiro foi revelado: assista nesta série gratuita do InfoMoney.