Anapp: Bradesco mantém liderança no ranking de previdência privada

Responsável por 36% das receitas no acumulado do ano, o Bradesco lidera vendas de VGBL, PGBL e planos tradicionais

Publicidade

SÃO PAULO – A Anapp (Associação Nacional de Previdência Privada) divulgou, em seu relatório mensal, o ranking das principais empresas do setor em 2005. Respondendo por 36% dos R$ 11,361 bilhões arrecadados pelo setor até agosto, a Bradesco Vida e Previdência ficou com a primeira colocação do ranking, por mais um mês.

A segunda posição coube ao Itaú, com participação de 20% do total arrecadado. Em seguida, surgem a BrasilPrev (12%); Unibanco e Caixa, empatados com 7% de participação de mercado; HSBC e Santander, com 4%; Real e Icatu-Hartford, com 2%, e Capemi (1%).

De acordo com a Anapp, as demais seguradoras do setor, juntas, detêm 5% de captação do mercado.

Bradesco lidera VGBL, PGBL e tradicionais

A liderança absoluta do Bradesco é justificada pelo primeiro lugar também no ranking dos produtos. No que se refere às contribuições para planos do tipo VGBL, o Bradesco ficou com a fatia de 42% do total, seguido de longe pelo Itaú (26%).

Nos PGBLs, a representatividade em relação ao total arrecadado de janeiro a agosto ficou em 23%, ao passo que, neste produto, a Brasilprev ficou com a segunda colocação (18%), à frente do Itaú (14%).

Finalmente, o Bradesco foi responsável por 29% das receitas dos planos tradicionais, com a Brasilprev novamente se destacando na segunda posição (19%), desta vez seguida pelo Unibanco AIG (16%).

Continua depois da publicidade

Ranking por tipo de plano

Na análise por tipo de plano, mais uma vez o Bradesco lidera a venda de planos individuais (36%) e empresariais (30%), perdendo a posição apenas na venda de planos para jovens, que fica com a BrasilPrev (52%).

Vale lembrar que, neste ranking, as segundas posições ficaram com o Itaú nos planos individuais (22%); Unibanco nos empresariais (25%), e Bradesco nos planos para menores de idade (19%).