Analistas erram mais quando a bolsa está caindo, afirma estudo

Os erros são 46% mais comuns em momentos de queda

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Um estudo divulgado pelo site Business Insider afirma que, em mercados com tendência de queda, os analistas costumam errar mais vezes. As previsões de lucros dos analistas para o trimestre seguinte estiveram 46% mais erradas em momentos de queda, do que em alta, de acordo com estudo de Roger Loh, da Universidade de Gerenciamento de Singapura e René Stulz, da Universidade Estadual e Ohio, que analisaram as recomendações de analistas no período de 1983 a 2011.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

A queda na taxa de acertos pode estar relacionada a cortes no orçamento dos analistas. Durante momentos de queda, os bancos tendem a gastar menos em análise. Por exemplo, na mais recente crise, os orçamentos foram cortados na casa de 40%, de acordo com Neil Scarth, da Frost Consulting. Esse corte foi principalmente devido a troca de analistas mais experientes e mais caros por novatos. O medo de ser demitido também pode ter tirado o foco dos analistas.

Continua depois da publicidade

Ironicamente, os estudos de Loh e Stulz descobriram que os investidores prestam mais atenção na opinião de analistas quando os tempos são mais difíceis. Normalmente, apenas em uma mudança nas recomendações de analistas movem o preço da ação em questão, mas em mercados em queda, isso acontece mais acentuadamente.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Enquanto os mapas do mercado estão mais nublados, os investidores prestam mais atenção para os analistas, reconhece Stulz. Infelizmente para eles, esse também é o momento em que as análises podem estar erradas.