Americanas (AMER3) é excluída de 14 índices da B3 após pedido de recuperação judicial

Índice Ibovespa é replicado por pelo menos 8 ETFs, dos quais a varejista deve sair

Katherine Rivas

Publicidade

Após entrar com pedido de recuperação judicial na tarde desta quinta-feira (19), a Americanas (AMER3) será excluída de 14 índices da Bolsa brasileira a partir desta sexta-feira (20).

Segundo a B3, as ações da varejista devem sair do Ibovespa (IBOV), do Índice Small Caps (SMLL), do Índice Carbono Eficiente (ICO2), do Índice de Consumo (ICON), do Índice Brasil (IBXX), do Índice Valor (IVBX), do Índice Brasil Amplo (IBRA), do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), do Índice Brasil 50 (IBXL) e do GPTW (índice de empresas certificadas pela GPTW como as melhores para trabalhar).

As ações também sairão dos índices de governança corporativa: Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX), o Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT), Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado (IGNM) e Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG).

Continua depois da publicidade

Veja também:

Americanas (AMER3): Até possível recuperação judicial ser decretada, há 4811 investidores de ETFs ESG aplicando na varejista; faz sentido?

Americanas (AMER3) pede recuperação judicial: o que acontece com as ações da empresa na Bolsa?

Continua depois da publicidade

De acordo com a B3, a exclusão ocorrerá após o encerramento do pregão de amanhã. A participação da companhia nos índices será redistribuída proporcionalmente entre os outros integrantes das carteiras, com o pertinente ajuste nos redutores dos índices.

Com a exclusão da Americanas dos índices, a nova composição do Ibovespa poderá ser conferida no site da B3 a partir do dia 23 de janeiro. As ações AMER3 ainda serão negociadas normalmente na Bolsa, mas sob o título de Recuperação Judicial-  segmento especial no qual a companhia passará a ter suas informações publicadas.

Em relação ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), a companhia estava em processo de avaliação desde a quinta-feira passada (12). Pela resposta da empresa e evidências, a B3 optou por eliminar a varejista do ISE. Pela metodologia do ISE, a B3 teria o prazo de no mínimo três pregões após a comunicação ao mercado para excluir a varejista do índice. Contudo, dado que a companhia entrou em recuperação judicial, será excluída sob este critério a partir de amanhã e terá um tratamento semelhante aos outros índices.

Continua depois da publicidade

Além da B3, outras provedoras já estão se movimentando para retirar Americanas dos seus índices, entre estas a FTSE Russell e a Teva Índices. Até o momento, a varejista será retirada de mais nove índices, segundo apurou o InfoMoney. Saiba mais detalhes: Após B3, FTSE e Teva também excluem Americanas de índices de ações.

Katherine Rivas

Repórter de investimentos no InfoMoney, acompanha ETFs, BDRs, dividendos e previdência privada.