Em onde-investir / acoes

5 ações para ganhar com dividendos em maio, segundo a XP

Equipe de análise seguiu com preferência por empresas do setor elétrico, como AES Tietê, Engie Brasil e ISA Cteep

Dividendos
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A XP Investimentos divulgou as recomendações de boas pagadoras de dividendos para maio, que reproduziu as indicações publicadas para o mês de abril. Desta forma, as escolhas ficaram concentradas nos papéis de AES Tietê, Engie Brasil, ISA Cteep (ex-Transmissão Paulista), Itaú Unibanco e Vale.

Com as preferências da equipe de research da XP, o setor elétrico é tradicionalmente defensivo e bom pagador de dividendos. Enquanto os analistas estimam proventos de dois dígitos para a AES Tietê, mesmo assumindo um cenário de hidrologia mais adverso como visto em 2018, ISA Cteep e Engie devem se beneficiar no curto prazo de um cenário de queda de juros.

Os papéis de Itaú, por sua vez, permanecem recomendadas por apresentarem boas perspectivas de médio e longo prazos, bem como alto pagamento de dividendos. "Com yield próximo a 5,5%, para 2019, e 6,0%, para 2020, e tendo pago praticamente 90% dos lucros em dividendos em 2018, vemos como uma opção atrativa para a carteira. Além disso, o banco pode surpreender nos resultados, caso a atividade econômica acelere e aumente seu apetite ao risco", escreveram os analistas da XP.

Já a Vale foi mantida por conta da expectativa dos analistas de retomada da produção, permitindo resultados normalizados ao longo dos próximos trimestres. Além disso, a XP estima uma mitigação dos riscos após a tragédia de Brumadinho, com foco em um potencial acordo entre a companhia e as partes interessadas. Os analistas destacam, porém, que um resultado operacionalmente fraco no primeiro balanço de 2019 pode pesar no desempenho das ações.

Formada por cinco papéis, a seleção de pagadoras de dividendos da XP busca nos nomes escolhidos uma perspectiva de pagamento de dividendos contínuo e um yield atrativo; empresas que tenham uma gestão de qualidade e operem em um negócio sólido; e negócios de natureza mais defensiva, o que é importante para um fluxo contínuo de dividendos.

Confira, abaixo, a seleção da XP de ações que pagam bons dividendos para maio. Quer investir nessas ações? Abra uma conta - é de graça!

Empresa Ticker Curto Prazo
AES Tietê TIET11 Sem grandes eventos
Engie Brasil EGIE3 Tendência positiva
ISA Cteep TRPL4 Tendência positiva
Itaú Unibanco ITUB4 Sem grandes eventos
Vale VALE3 Sem grandes eventos

 

Nova metodologia

A partir deste mês, a seleção de pagadoras de dividendos da XP Investimentos passa a ser nomeada "Top 10 dividendos XP". Foi introduzida uma ferramenta de "termômetro de curto prazo" para os papéis da cobertura, representando a direção esperada para o mês.

 

Contato