5 ações para ganhar com dividendos, segundo a XP

Os papéis de empresas do setor elétrico estão entre os favoritos para março

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos divulgou a sua carteira recomendada de ações de empresas pagadoras de dividendos para o mês de março. Optou, novamente, por manter a seleção de ações inalterada. Desta forma, seguem recomendados os papéis de AES Tietê (TIET11), Engie Brasil (EGIE3), Equatorial (EQTL3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Vale (VALE3).

Segundo a equipe de research da XP, o setor favorito é o elétrico, tradicionalmente defensivo e bom pagador de dividendos. Na opinião dos analistas, Equatorial é “uma das empresas de maior qualidade no setor elétrico”.

No que diz respeito à Vale, a equipe de análise da XP afirma que optou por manter os papéis na carteira. “Embora o ciclo de dividendos deva ser atrasado após a tragédia em Brumadinho, acreditamos que ainda deverá se materializar”, escrevem os analistas.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Formada por cinco papéis, todos com peso de 20%, a carteira de dividendos da XP busca um retorno absoluto maior do que o CDI, ou seja, próximo à taxa básica de juros (Selic), considerando o retorno da ação e os dividendos recebidos.

As principais características buscadas nos papéis que compõem a carteira da XP são: perspectiva de pagamento de dividendos contínuo e um yield atrativo; empresas que tenham uma gestão de qualidade e operem em um negócio sólido; e negócios de natureza mais defensiva, o que é importante para o fluxo contínuo de dividendos.

Desempenho anterior

Em fevereiro, a carteira de dividendos da XP recuou 1,94%, contra um CDI positivo de 0,49% e queda de 1,86% do Ibovespa. No período, as principais contribuições negativas foram Equatorial, que caiu 6,83%, e Itaú, com queda de 4,65%.

Continua depois da publicidade

Desde o início, em julho de 2018, a carteira acumula uma valorização de 30,3%, resultado superior ao CDI, que ficou em 4,2% no período, mas inferior à alta de 31,4% do Ibovespa. Segundo a equipe de análise, a performance inferior ao Ibovespa já era esperada, dada a natureza defensiva da carteira.

Confira, abaixo, a carteira de dividendos da XP para março. Quer investir nela? Abra uma conta – é de graça!

Empresa Ticker Peso
Itaú Unibanco ITUB4 20%
Engie Brasil EGIE3 20%
Vale VALE3 20%
Equatorial EQTL3 20%
AES Tietê TIET11 20%