XP recomenda 5 pagadoras de dividendos para investir em janeiro

A opção da equipe de research da XP Investimentos foi por manter a seleção de ativos inalterada

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos divulgou a sua carteira recomendada de dividendos para janeiro e optou por manter a seleção de ativos inalterada. Desta forma, permanecem com recomendação de compra os papéis de Aes Tietê (TIET11), Engie Brasil (EGIE3), Equatorial (EQTL3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Vale (VALE3)

Segundo a equipe de Karel Luketic, analista-chefe da XP Investimentos, o setor favorito é o elétrico, por ser tradicionalmente defensivo e bom pagador de dividendos (o time aposta em AES Tietê e Engie Brasil). Na opinião dos analistas, Equatorial, é “uma das empresas de maior qualidade no setor elétrico”.

No que diz respeito à Vale, a equipe de Research da XP escreve: “vemos a empresa entrando no maior ciclo de dividendos da sua história”.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A carteira de dividendos da XP é formada por cinco papéis, todos com peso de 20%, e busca retorno absoluto maior do que o CDI, ou seja, próximo à taxa básica de juros (Selic), considerando o retorno da ação e os dividendos recebidos.

As principais características buscadas nos papéis que compõem a carteira da XP são: perspectiva de pagamento de dividendos contínuo e um yield atrativo; empresas que tenham uma gestão de qualidade e operem em um negócio sólido e empresas de natureza mais defensiva, que é importante para o fluxo contínuo de dividendos.

Desempenho anterior

No último mês, a carteira de dividendos da XP acumulou queda de 3,5%, contra um CDI acumulado de 0,35% e queda de 4,7% do Ibovespa em dezembro (até o dia 20). No período, as principais contribuições negativas do portfólio foram Vale, que caiu 5,7% e Itaú, que recuou 3,8%

Continua depois da publicidade

Desde o início, em julho de 2018, a carteira sobe 16,5%, resultado 13,5% acima do CDI, mas abaixo dos 17,2% de alta do Ibovespa no período. Segundo a equipe de análise, a performance inferior ao Ibovespa já era esperada, dada a natureza defensiva da carteira.

Confira, abaixo, o portfólio de dividendos da XP para janeiro. Quer investir nela? Abra uma conta – é de graça!

Empresa Ticker Peso
Itaú Unibanco ITUB4 20%
Engie Brasil EGIE3 20%
Vale VALE3 20%
Equatorial EQTL3 20%
AES Tietê TIET11 20%