Bolsa pode subir até 7% nesta segunda com euforia após eleição, diz gestor

"O resultado foi muito melhor que o esperado - não apenas pela votação em si, mas também por conta da nova composição do Congresso", disse o gestor de um grande fundo de ações 

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – A votação presidencial confirmou o que as pesquisas eleitorais já indicavam: o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, enfrentará Fernando Haddad (PT) no segundo turno da disputa pela Presidência da República. 

A maior parte do mercado financeiro já esperava os dois candidatos no segundo turno, mas o percentual de votos no candidato do PSL ficou acima das expectativas e pode provocar uma reação positiva e imediata na Bolsa.

“Eu acredito em uma alta de 5% a 7% do Ibovespa nesta segunda-feira (8). O resultado foi muito melhor que o esperado – não apenas pela votação em si, mas também por conta da composição da Câmara e do Senado. Todos os caciques do PT e PMDB saíram”, disse o gestor de um grande fundo de ações que pediu para não ter o nome citado.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto Bolsonaro teve 46,23% dos votos válidos, Haddad registrou 28,99% do total. Karel Luketic, analista-chefe da XP Investimentos, também acha que a Bolsa deve reagir positivamente a estes números, mas crê em uma euforia menor.

“Eu diria que a surpresa veio positiva. Na última sexta-feira (5) o mercado ‘foi dormir’ com Bolsonaro perto dos 40% das intenções de voto. E vai dormir neste domingo com 46% dos votos [para Bolsonaro]”, afirmou Luketic durante mesa redonda na InfoMoney TV sobre a votação.

“Mas tudo acontece agora [nesta segunda]? Acho que não. Se tivermos reação positiva [da Bolsa] amanhã será marginal”, disse.

Continua depois da publicidade

Ivo Chermont, economista-chefe da Quantitas Asset,  também acredita em uma reação positiva dos mercados no curto prazo. Isso porque a maior chance de Bolsonaro sair vitorioso destas eleições tende a beneficiar o mercado em geral.

“Bolsonaro tem mais apoio no Congresso. E o Brasil precisa de mais do que um candidato que saiba a direção, precisa de alguém que consiga fazer rápido [e para isso é preciso apoio]”, disse durante a mesa redonda da InfoMoney TV.

A hora de investir em ações é agora: abra uma conta na Clear com taxa ZERO de corretagem! 

Os primeiros sinais da reação do mercado já podem ser vistos na negociação do ETF (Exchange Traded Funds) de ações brasileiras negociado na Bolsa de Cingapura – às 22h23 (horário de Brasília), o ETF tinha alta de 3,33%.

Gestores esperavam Bolsonaro X Haddad

Um levantamento da XP Investimentos mostrou que os gestores dos principais fundos multimercados do Brasil já estavam posicionados para um provável segundo turno entre Bolsonaro e Haddad.
Dos 28 gestores ouvidos, 76% disseram que o cenário mais provável era uma vitória de Bolsonaro sobre Haddad no segundo turno.

Neste cenário binário para os ativos domésticos, em que há alívio diante de vitória de Bolsonaro e stress no caso de Haddad, a maioria dos gestores preferiu adotar uma estratégia mais cautelosa, com posições táticas – via opções -, ou levemente compradas.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip