10 ações para comprar em setembro, segundo a XP

Segundo a equipe de análise, o mês de setembro deve continuar refletindo a volatilidade do período eleitoral

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos divulgou a sua carteira recomendada para o mês de setembro e optou por realizar algumas modificações em sua seleção de ativos. Foram incluídos os papéis de Engie Brasil (EGIE3) e Klabin (KLBN11), enquanto BRF (BRFS3) e Fibria (FIBR3) foram excluídos. Além disso, foram realizadas mudanças táticas para readequar o portfólio. 

De acordo com a equipe de análise, o mês de agosto foi marcado pela alta volatilidade, tanto no cenário externo, quanto no doméstico, com o principal destaque sendo a alta do dólar, que chegou a R$ 4,20, e a bolsa fechando o mês em queda. A expectativa é que setembro tenha um comportamento semelhante, com foco totalmente voltado para as eleições em outubro. 

Organizada pela equipe de Research da XP, a carteira é composta por 10 papéis que os analistas acreditam que devem performar melhor que o Ibovespa no médio prazo. Para este mês, a opção foi por aumentar a proteção da carteira, com âncoras que protejam os investidores de um potencial cenário adverso, como é o caso de Vale, Klabin e Engie Brasil.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o time de Karel Luketic, analista-chefe da XP, a troca de Fibria por Klabin deve-se a uma combinação entre um movimento tático, após subida forte da Fibria no mês, com certo receio de queda do dólar, o que poderia impactar mais a Fibria que a Klabin.

Com relação à substituição de BRF por Engie, os analistas escrevem: “Apesar de acreditarmos na história de transformação sob a nova gestão de Pedro Parente na BRF, o mercado está cético. Com toda a incerteza do momento, optamos por incluir um nome mais defensivo, a Engie”. 

Demais mudanças táticas incluem a transferência de 5% de Banco do Brasil para Petrobras, de forma a manter o “bet Brasil”, mas em magnitude levemente menor. Houve também a transferência de 5% de Vale para Gerdau, após a valorização das ações no último mês. 

Continua depois da publicidade

Desempenho anterior
Em agosto, a carteira recomendada da XP recuou 3,59%, contra queda de 3,21% do Ibovespa. Desde seu início, em julho, o portfólio acumula alta de 7,3%, ganhos 1,9% acima do Ibovespa no período. 

Confira, abaixo, a carteira completa da XP Investimentos para setembro:

Empresa Ticker Peso
B2W BTOW3 5%
B3 B3SA3 10%
Banco do Brasil BBAS3 10%
Engie EGIE3 5%
Equatorial EQTL3 10%
Klabin KLBN11 15%
Gerdau GGBR4 10%
Localiza RENT3 10%
Petrobras PETR4 10%
Vale VALE3 15%

Quer investir na carteira recomendada da XP? Clique aqui e abra a sua conta