Conteúdo editorial apoiado por

Vale está prestes a entrar em seu maior ciclo de dividendos da história, diz analista-chefe da XP

Balanço do segundo trimestre será divulgado nesta quarta-feira (25), após o fechamento do mercado

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A Vale (VALE3)  pode estar prestes a reconquistar o pódio entre as empresas de mineração que mais pagam dividendos. Segundo Karel Luketic, analista-chefe da XP Investimentos, a empresa está no final de um ciclo de queda de dívida – a Vale chegou a acumular uma dívida líquida de quase US$ 30 bilhões -e quando essa fase terminar os dividendos serão distribuídos“Achamos que a Vale está às vésperas do maior ciclo de dividendos da história da companhia”, diz. 

Em entrevista ao programa Be-a-bá da Bolsa, Luketic explica que o ótimo pagamento de dividendos deve durar alguns anos e que vai trazer “um retorno expressivo para os acionistas”. Este cenário, porém, não acontecerá em um mês, mas de forma gradual, ao longo dos trimestres. “Eu acho que aos poucos isso vai sendo precificado; é uma história de 2018 para 2019″, diz.

De acordo com o analista-chefe, a companhia quer se tornar mais previsível e, portanto, deve trazer menos surpresas no balanço que será divulgado após o fechamento do mercado nesta quarta-feira (25). “A Vale deve reportar um resultado bom, sólido e não esperamos grandes surpresas ou grande volatilidade por conta do resultado”, diz. Confira no vídeo acima.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar da expectativa ser de um balanço positivo, Luketic afirma que ele deve ser aquém do esperado devido: i) ao processo de reestocagem de aço realizado pela Vale no trimestre, que já foi anunciado em um relatório divulgado há duas semanas e que tira um pouco a volatilidade, e ii) à greve dos caminhoneiros que, apesar de não ter impactado o volume, trouxe algum peso no custo. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP

Newsletter

Quer aprender a investir – e lucrar – no exterior?

Inscreva-se na newsletter do InfoMoney para receber informações sobre tributação, procedimentos de envio e sugestões de alocação para seu dinheiro lá fora. É de graça!

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.