Em onde-investir / acoes

Treasuries dos EUA: o que você precisa saber sobre o ativo mais seguro do mundo

Os títulos da dívida dos Estados Unidos podem não oferecer a maior remuneração, mas o risco de um calote dos é praticamente nulo

SÃO PAULO - Os Treasuries de 10 anos, títulos da dívida pública dos Estados Unidos, atingiram a faixa de 3% pela primeira vez em quatro anos na terça-feira (24). A alta dos títulos norte-americanos reduz o apetite dos investidores por outros ativos de risco, e derrubam Bolsas, já que torna mais atraentes ativos considerados mais seguros. Os índices Dow Jones e S&P 500 recuaram mais de 1% no último pregão, enquanto o VIX, mais conhecido como "índice do medo", disparou quase 15%.

Em meio a qualquer situação de insegurança nos mercados, os títulos dos Estados Unidos podem ser chamados, sem risco de exageros, de mais seguros do mundo. Podem não oferecer a maior remuneração, mas o risco de um calote dos Estados Unidos é praticamente nulo.

A escalada recente dos Treasuries está relacionada à forte alta do petróleo neste mês, já que eleva a expectativa por maior pressão inflacionária pelo mundo, uma vez que os combustíveis são um componente que afeta os preços em diversos setores da economia. Com isso, cresce a probabilidade do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) elevar os juros norte-americanos mais rapidamente e reduzir a liquidez no mercado.

Os Treasuries normalmente têm demanda elevada em períodos de maior instabilidade nos mercados acionários. Nestes momentos de postura mais cautelosa por parte dos investidores, os rendimentos (yields) dos títulos recuam e o que aumenta é o PU (Preço Unitário) do ativo.

No Bê-a-Bá da Bolsa desta semana, Thiago Salomão, analista da Carteira Recomendada InfoMoney, conta (no player acima) como a curva de juros dos Estados Unidos pode afetar o mercado acionário por aqui e como tomar as melhores decisões de investimento observando essas oscilações 

Além disso, Salomão indicou novas compras para a carteira de R$ 200 apresentada em programas anteriores. Você pode baixar aqui a planilha e também personalizar o seu portfólio.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 em corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

 

Contato