Em onde-investir / acoes

Itaú BBA eleva recomendação de ação "apesar das incertezas"

A perspectiva é de melhores resultados para o segundo semestre de 2017

Recomendação de compra
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A equipe de análise do Itaú BBA elevou a recomendação para as ações da Santos Brasil (STBP3) de market perform (desempenho em linha com o mercado, o equivalente a neutra) para outperform (acima do mercado, o equivalente a compra), apesar de algumas incertezas.

A perspectiva é de melhores resultados para o segundo semestre de 2017, não apenas porque esse é um período sazonalmente mais forte, mas porque a empresa deve se recuperar ligeiramente da perda de um serviço importante para um concorrente. “Acreditamos que as operações únicas relacionadas aos reajustes serão menores”, afirmam os analistas.

Embora a perda do serviço ESA tenha levado a perda de participação de mercado no Porto de Santos, os volumes estão gradualmente se recuperando como um todo no porto e a percepção é de que o pior já passou.

Outras alavancas para os resultados esperados pelo Itaú BBA incluem melhores desempenhos projetados dos terminais Vila do Conde e Imbituba e um cronograma de capex mais liso relacionado à renovação antecipada da concessão do Tecon Santos. Cabe destacar que, se a Antaq (Agência Nacional de Tranportes Aquaviários) determinar uma extensão mais curta do que 2047, isso representa um risco negativo para as previsões dos analistas.

O Itaú BBA projeta ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado 2,5 vezes maior no próximo ano e o CAGR esperado é de 43,8% de 2018 até 2020, quando o crescimento começa a desacelerar.

Com esse cenário, o preço-alvo estimado para o fim de 2018 é de R$ 4,20, valor 27,7% acima do fechamento de segunda-feira (25).

 

Contato