Petrobras dá grito de independência e UBS recomenda compra

Estatal revisou sua política de preços de diesel e gasolina em suas refinarias

Weruska Goeking

Publicidade

 SÃO PAULO – O banco UBS reiterou sua recomendação de compra para as ações da Petrobras (PETR4/PETR3) após a companhia revisar sua política de preços de diesel e gasolina em suas refinarias a partir desta segunda-feira (3).

 Segundo a estatal, a nova política permitirá maior aderência dos preços do mercado doméstico ao internacional e possibilitará que a empresa opere de maneira mais ágil e eficiente. Na prática, os preços dos combustíveis agora podem ser ajustados diariamente, desde que mantidos na faixa de +7% e -7%.

 “Vemos esse anúncio como um movimento inteligente da administração, mostrando independência de seu controlador. Acima de tudo, vemos que a administração conseguiu implementar, passo a passo, o tipo de política que os investidores querem ver em uma empresa racional. Agora, mais do que nunca, os resultados da Petrobras estarão correlacionados com os preços do petróleo”, avalia o analista Luiz Carvalho.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Apesar da avaliação positiva sobre a novidade, o analista afirma que alguns pontos não ficaram claros, como o período acumulado de ajustes de preços do petróleo ao qual a companhia se refere para estabelecer a margem de 7% de aumento ou redução nos combustíveis e o comportamento dessa margem para essa variação dos preços em diferentes cenários para o petróleo.

 Sobre os questionamentos se essa medida reduzirá os volumes de petróleo importados, o analista acredita que o objetivo da mudança na política de reajustes vai além disso.

 “Com o movimento recente, a Petrobras está prestes a estabelecer uma ‘política de preços livres’ para avançar com a alienação de suas refinarias e reduzir a futura interferência do governo. Não percebemos que a importação de combustível seja reduzida por grandes ‘players’ (como Blueway, Oil Trading, BCI, Tricon), pois isso é estrutural, em nossa visão. A margem de importação, porém, pode ser menor do que agora”, afirma o UBS.

Continua depois da publicidade

 O preço-alvo em 12 meses estimado para a ação ordinária (PETR3) é de R$ 19,80, valor 50% acima do fechamento de sexta-feira (30), e o preço-alvo para a preferencial (PETR4) é de R$ 20, patamar 61,7% acima do último pregão.