5 mentiras sobre dinheiro e investimentos que você deve cortar de sua vida agora

"Eu não tenho dinheiro para investir" é uma das mentiras mais comuns

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Sem sombra de dúvida, investir é o melhor caminho para conseguir assegurar uma vida financeira mais segura e tranquila no longo prazo. Além disso, se você quer realizar sonhos que demandam mais gastos, seja a compra de uma casa, uma pós-graduação ou uma grande viagem, por exemplo, o melhor é poupar e investir para conseguir isso. Contudo, muita gente segue não seguindo esse exemplo. O site Business Insider listou algumas mentiras sobre investimentos que muitas pessoas caem e que é melhor parar de acreditar. O InfoMoney compilou cinco delas na lista a seguir.

1 – Eu não preciso me preocupar com investir ou a aposentadoria enquanto é jovem
Se as pessoas mais maduras já não investem tanto assim, os números ficam ainda piores para os mais jovens. De acordo com um estudo nos EUA, apenas 26% das pessoas com 30 anos ou menos lá tem algum investimento em ações. No entanto, o efeito do tempo e dos juros compostos é crucial para qualquer pessoa. Assim, quanto antes começar os investimentos, melhor.

2 – Eu não tenho dinheiro para investir
Isso pode até ser verdade para quem vive abaixo da linha da pobreza, mas para a maioria das pessoas com emprego e receitas regulares, é possível separar ao menos uma pequena parte do dinheiro para o futuro. Pode não parecer que é verdade caso você esteja completamente endividado, mas, com organização, é possível sim aplicar o dinheiro. No Brasil, existem ótimas alternativas de investimento com valor acessível, como o Tesouro Direto, por exemplo, programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Eu preciso conhecer tudo de ações antes de investir
Quem quer investir em ações não precisa, definitivamente, ser um gênio do mercado para começar a aplicar seu dinheiro. Claro que algum conhecimento é necessário, até para não cometer erros básicos, mas existem ótimos fundos passivos de ações que acompanham o mercado e têm baixos custos embutidos. Vale lembrar que Warren Buffett, o maior investidor da história, recomendou para sua esposa o investimento em um fundo de índice de baixo custo.

4 – Eu nunca vou me aposentar
As piores mentiras na hora de investir são aquelas que contamos para nós mesmos. E são provavelmente as mais danosas também. Se você ganhasse um dólar para cada vez que alguém com vinte e poucos anos falou que nunca ia se aposentar, já estaria muito rico. No entanto, isso é menos uma desculpa e mais um atestado de fracasso. Isso diz que, se você não consegue poupar o quanto precisa, é melhor nem tentar mesmo, é jogar a toalha antes de começar. Então é melhor começar a se programar, mesmo que com pouco dinheiro, afinal, alguém quer trabalhar até os 80?

5 – Já é tarde demais para começar, por que me preocupar?
Você sempre precisa se sustentar financeiramente então, mesmo que tenha 70 anos e não tenha se preparado com nada, é melhor começar um orçamento e poupar, especialmente tendo em vista a alta expectativa de vida atual. Mesmo que tarde, é melhor parar com desculpas e poupar ao menos algum dinheiro para se garantir minimamente para o futuro.

Continua depois da publicidade

 

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação