Você sabe a diferença entre investir e especular? Warren Buffett explica

O Oráculo de Omaha compartilha mais um de seus ensinamentos

Mariana Zonta d'Ávila

Investimento de Buffett na Coca-Cola é exemplo de como investir na hora certa (Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – No mercado de ações há investidores e especuladores. O primeiro busca investimentos de baixo risco, com base em fundamentos e análises do mercado, enquanto o segundo procura por investimentos arriscados, os quais muitas vezes não passam de apostas. Para o Business Insider, é por meio desta definição que podemos identificar o verdadeiro investidor.

Em uma entrevista concedida ao Financial Crisis Inquiry Comission (FCIC), comissão estadunidense criada com o intuito de investigar as causas da crise econômica de 2007-2010, Warren Buffett compartilhou o que avalia na hora de determinar se uma pessoa é investidora ou especuladora:

Ao comprar uma ação, não estou preocupado se o mercado permanecerá fechado por alguns anos, porque eu estou pensando no negócio – Coca-Cola ou qualquer um que seja. O meu foco, desse modo, está no futuro e nos rendimentos que a empresa me proporcionará. Agora, se as variações do mercado me afligem, então em certo ponto estou especulando, uma vez que só estou pensando se o preço da ação irá subir amanhã ou não”.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando perguntado a respeito de seus parâmetros para definir a palavra “especulação”, Buffett diz: “Eu definiria especulação como algo muito mais focado no preço da ação do que qualquer outra coisa. Digo isso porque você está sempre contando com alguma coisa e pensa que os rendimentos trimestrais irão subir, se dividir, ou até mesmo que os dividendos aumentarão. No fundo, você não está realmente olhando para o ativo em si”.