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Clientes da TOV fazem reunião com liquidante para esclarecer dúvidas

Um ex-funcionário da TOV que estava no encontro e prefere não se identificar afirma que o maior problema para os investidores era a falta de informação

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(Shutterstock)

SÃO PAULO – Um grupo de aproximadamente 10 clientes da TOV Corretora esteve na sede da empresa, liquidada pelo Banco Central no último dia 7, para obter informações sobre o processo de liquidação. A reunião aconteceu na segunda-feira (18).

Um ex-funcionário da TOV que estava no encontro e prefere não se identificar afirma que o maior problema para os investidores era a falta de informação, já que as tentativas de contato com a corretora por telefone eram quase sempre infrutíferas. “Por isso resolvemos organizar o encontro pelo Facebook”, disse. Segundo ele, o liquidante nomeado pelo Banco Central, Tupinambá Quirino dos Santos, atendeu a todos e ficou durante cerca de duas horas respondendo aos questionamentos dos investidores.

“Está tudo funcionando. Mas há uma demanda muito grande. Em condições normais, com todo o quadro de funcionários, já seria complicado atender todos os clientes de uma só vez. Imagine com um quadro reduzido”, afirmou. “Mas é uma questão de tempo até colocarem ordem na casa”, continuou o ex-funcionário da TOV.

Ele listou alguns dos principais pontos abordados na reunião. Veja abaixo:

1 - Transferência de Ações - via STVM (solicitação de transferência de valores mobiliários)

As transferências estão sendo recebidas e processadas. É um processo que leva tempo, pois são necessárias várias checagens, desde o cadastro do cliente até a conferência de assinatura, além do financeiro. Tudo isso é feito de forma manual e há poucas pessoas realizando essas tarefas hoje. Esse é o principal motivo para demora nas transferências.

2 - Transferências de CDB, LCA, LCI

O liquidante pediu para que a transferência destes ativos seja feita em STVM separada. Isto também levará algum tempo para ser processado e passará pela mesma checagem do procedimento para ações.

3 - Fundo Jerusalém

Já está sendo negociado com outra corretora a transferência desse vínculo para os clientes poderem sacar. Deve demorar até 15 dias para que isso aconteça. Quem preferir pode pedir o resgate na conta da TOV, porém o dinheiro ficará ainda inacessível com os outros valores em conta até segunda ordem.

4 - Dinheiro em conta até o fechamento do dia 06/01 (noite).

Estes valores serão liberados após a análise do Liquidante sobre a situação financeira da TOV. Ele destacou que a corretora não quebrou, portanto acredita que não terá problema em restituir os clientes.

5 - Dinheiro que caiu na conta do dia 07/01 em diante

O liquidante informou que por lei a restituição desses valores é obrigatória.

6 - Se essa restituição de valores creditados após 7/1 é obrigatória, porque ainda não foi feita?

Porque o liquidante precisa levantar as informações da situação da corretora e isso leva tempo. Por experiência, Tupinambá disse que acredita que deva demorar até 60 dias para fazer isso.

7 - Como solicito que o saldo seja transferido para o meu banco?

A maneira mais fácil de solicitar o saldo em conta é mandando um e-mail para o liquidante@tov.com.br. Ele, ao seu tempo e com as informações levantadas para começar a liberação, irá fazer as transferências, seguindo a prioridade de enviar primeiro tudo que entrou depois do dia 07/01.

8 - Como obtenho informações sobre minha situação financeira na Tov?

Precisa solicitar isso via e-mail para financeiro@tov.com.br. Não espere resposta imediata, pois há muita gente solicitando informações. Eles estão tentando atender o maior número de pessoas possíveis, mas não há “braços” suficientes para atender todos os clientes.

9 - Como vejo minha posição de ações?

Existem duas maneiras: a primeira é pelo CEI (Canal Eletrônico do Investidor - sistema da bolsa). A segunda é mandando e-mail para a Tov. São muitos clientes pedindo e a resposta poderá demorar.

10 - Vale a pena acionar o MRP (Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízo da Bovespa)?

Segundo o liquidante, o investidor pode entrar com o pedido e caso o valor seja liberado primeiro o MRP é cancelado. De qualquer maneira o MRP não é garantido e é analisado pela bolsa caso a caso.

11 - Porque a Tov não responde meus e-mails ou atende o telefone?

A quantidade de clientes tentando entrar em contato ao mesmo tempo faz com que muitos não sejam respondidos ou atendidos. Não há gente suficiente para atender todos os clientes ao mesmo tempo.

12 - Qual o canal de comunicação com o Liquidante?

O liquidante se comprometeu a colocar informações no site da TOV assim que tiver novidades.

 

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