Em onde-investir / acoes

CVM suspende blog “O pequeno investidor” por suposta consultoria; blogueiro rebate

Procurado pela reportagem, Fabio Almeida afirmou que nunca prestou serviços de consultoria financeira ou análise de valores mobiliários

poupando moedas
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) determinou nesta quarta-feira (25) a suspensão das atividades de prestação de serviços de consultoria e análise de valores mobiliários de Fabio Portela Lopes de Almeida por meio do blog "O pequeno investidor". De acordo com a autarquia, Almeida não tem autorização para exercer quaisquer atividades no mercado de valores mobiliários brasileiro.

Procurado pela reportagem, Almeida afirmou que nunca prestou serviços de consultoria financeira ou análise de valores mobiliários. “Sou apenas um blogueiro - como tantos outros – [e escrevo] sobre um tema em que sempre tive interesse pessoal. Enquanto algumas pessoas têm blogs sobre gastronomia ou viagem, resolvi criar um blog para comentar o que venho aprendendo sobre investimentos. O objetivo sempre foi de ajudar pessoas que não têm qualquer conhecimento sobre o tema a investir melhor. Tenho a sensação de dever cumprido, já que vários leitores me mandam e-mails dizendo que sua vida financeira melhorou muito por causa do blog”, disse, por e-mail.

Segundo Almeida, ao comentar ações de determinadas empresas, o blog deixa claro que não está fazendo uma recomendação e sim um estudo com o objetivo de estimular a discussão e a reflexão sobre a qualidade do investimento. “Nunca disse para ninguém investir em ação A ou B, ou em um determinado título de renda fixa. Meu foco sempre foi o panorama geral, deixar claras as boas oportunidades no mercado para que cada leitor tome sua própria decisão”, disse.

Para ele, a decisão da CVM afeta todos os blogueiros e jornalistas da área de investimento. “A decisão afronta a liberdade de expressão de todos. Pelos critérios aplicados a mim, nem jornalistas poderiam noticiar certos fatos relativos ao mundo dos investimentos financeiros. Meu blog é gratuito e tem como objetivo apenas ensinar a investir e a melhorar a educação financeira dos brasileiros -- que, como qualquer um sabe, é precária e insuficiente”, destacou.

Segundo a CVM, o descumprimento da suspensão acarretará em multa diária no valor de R$ 5.000. Almeida afirmou que vai tirar o blog preventivamente do ar para cumprir a decisão.

 

 

Tudo sobre:  Renda Fixa  

Contato