CEO diz qual é a melhor hora de correr de um investimento

Para o CEO, tentar acertar o tempo do mercado é uma estratégia inadequada para a maioria das pessoas

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Como saber a melhor hora de sair de um investimento? O financista estadunidense Bernard Baruch fez uma fortuna em ações no começo do século XX e quando perguntaram para ele o segredo de seu sucesso, ele respondeu prontamente “eu sempre vendo cedo”, é o que conta o CEO da consultoria financeira norte-americana Jon Stein para o site Business Insider.

Contudo, tentar acertar o timing do mercado nem sempre é a coisa mais fácil do mundo a se fazer. Investidores podem deixar a emoção tomar o controle e vender por impulso, ao invés de usar uma estratégia para acertar o tempo certo. Assim, fazer muitos trades para acertar o momento exato no mercado pode ser uma das piores ideias que o investidor terá.

Para o CEO, a melhor razão para mudar de investimentos é para ir para algo melhor. A questão é se perguntar antes de se desfazer de uma aplicação: eu vou colocar esse dinheiro onde agora?

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pode ser uma boa sair de um fundo de longo prazo com taxas muito altas, por exemplo para outros similares com taxas mais baratas ou ainda um fundo passivo. Mas fazer isso no curto prazo também é uma péssima ideia: vender uma ação que está indo mal e comprar uma que está indo bem não é uma boa e nem é garantido que quem está indo bem continuará nesse caminho.

Não é inteligente deixar as emoções levarem para a tomada de decisão de venda. A aversão a perdas é um comportamento psicológico que faz com que as pessoas sintam mais dor quando perdem do que prazer ao vencer. E esse viés acaba sendo muito importante no comportamento do investidor, que vende sem nenhuma razão lógica, apenas por medo.

Stein aponta que uma boa razão para vender pode ser a de rebalancear o portfólio e assim deixa-lo mais adequado a sua estratégia, especialmente no que diz respeito a riscos. É possível fazer essa adequação anualmente, ou trimestralmente, como o investidor achar mais adequado.

Continua depois da publicidade

Bernard Baruch conseguiu se dar bem em Wall Street ao dominar o controle de riscos e preservar seus recursos ao vender recursos muito apreciados no tempo certo. Se você acha que consegue chegar nos resultados dele, Stein deseja boa sorte, mas alerta que poucas pessoas têm essa habilidade e, assim, o melhor é vender de uma maneira sistemática e diversificada, para assim continuar bem diversificado e mais seguro.

Você já conhece o Ganhe Mais? Acesse e descubra se você está investindo bem o seu dinheiro.