Mesmo com crise, economista ainda vê oportunidades na bolsa; saiba quais

Álvaro Bandeira mostra bastante confiança no novo ministro da fazenda, Joaquim Levy

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – 2015 não começou muito bem para o investidor em ações no Brasil: a Petrobras puxou o Ibovespa para baixo em meio aos desdobramentos da operação lava jato e segue o sentimento de desconfiança de muitas pessoas com a condução da política econômica do governo federal, mesmo com as medidas tomadas pelo novo ministro da fazenda Joaquim Levy. Mas, ainda assim, é possível encontrar boas oportunidades no mercado, afirma Álvaro Bandeira, sócio e economista-chefe da plataforma de fundos de investimento Órama.

O especialista afirma acreditar em companhias que tenham um bom histórico de governança corporativa, bom pagamento de dividendos e que sejam maduras. Álvaro Bandeira cita quatro companhias com esse perfil atualmente na bolsa brasileira: Ambev (ABEV3), Souza Cruz (CRUZ3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Bradesco (BBDC4).

Ele ainda vê com bons olhos o setor de infraestrutura, mas afirma que é importante analisar quais serão as prioridades do governo federal e considera as exportadoras de commodities, especialmente o setor de papel e celulose, que vem passando por uma boa recuperação.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre a crise na Petrobras, o economista afirma que ela afetou a confiança de todos os investidores no mercado de ações no Brasil, especialmente com a perda do grau de investimento por parte das agências de classificação de risco da petroleira e possível perda do país também.

“A Petrobras é a ponta do iceberg para o governo brasileiro, mas, resolvendo a questão da Petrobras, que já é bastante difícil, a situação do país como um todo começa a melhorar e o Joaquim Levy sabe quais são os passos que deve caminhar para o Brasil não perder o grau de investimento”, afirma o especialista.

No cenário internacional, Álvaro Bandeira aponta que a China está desacelerando seu crescimento, o que em si não é um grande problema, a Alemanha está começou o ano um pouco melhor, o Japão deve seguir estimulando sua economia enquanto os EUA e o Reino Unido estão indo muito bem.

Continua depois da publicidade

As companhias
A Ambev é uma das maiores distribuidoras de bebidas do mundo, com presença em 14 países das Américas e liderança de mercado em grandes nações, como o Brasil, Argentina e Canadá. Já a Souza Cruz é a maior empresa de tabaco do Brasil, com aproximadamente 60% do mercado de cigarros e 16% da exportação de fumo.

O Itaú Unibanco, por sua vez, conta com 4,1 mil agências e atuação em vinte países, a companhia conta com 94,9 mil pessoas em seu grupo de colaboradores e 27,9 mil caixas eletrônicos. O Bradesco sugiu em 1943 no interior de São Paulo, com 44 mil pontos de atendimento e 55 milhões de clientes, sendo 24 milhões de correntistas.