Inflação e dólar nas alturas? Guide indica ações para o atual cenário econômico

Em sua carteira de janeiro, os analistas, indicaram papéis que protegem os investidores no cenário complicado atual

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O cenário econômico do Brasil não parece ser dos mais animadores para quem investe na bolsa de valores. A inflação perigosamente no teto da meta, fuga dos investidores estrangeiros e consequente apreciação do dólar frente ao real preocupam os investidores brasileiros. No entanto, há como escolher boas ações justamente para esse cenário. Confira cinco papéis com esse perfil recomendados pela corretora Guide Investimentos para o mês de janeiro compilados pelo InfoMoney:

Ambev (ABEV3)
A distribuidora de bebidas é vista pelos analistas como uma escolha defensiva, uma vez que possui um grande poder de repasse de preços, resguardando assim os resultados da companhia em um momento de inflação mais alta. Além disso, os analistas também destacam a sólida geração de caixa da empresa que pode levar a uma consequente elevação do pagamento de dividendos, uma vez que o nível de investimentos da empresa é considerado baixo.

BB Seguridade (BBSE3)
A seguradora é outra empresa com um baixo perfil de risco e alto potencial de crescimento em diferentes segmentos, especialmente em seguro de vida, previdência e capitalização, uma vez que a penetração de seguros no Brasil ainda é baixa. “Esse tipo de empresa tende a ter boa performance operacional mesmo em períodos de baixo crescimento econômico”, comenta a Guide Investimentos a respeito da BB Seguridade.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Embraer (EMBR3)
O dólar mais apreciado frente ao real é um dos motivos que levaram a equipe de analistas a incluir a Embraer em suas recomendações de compra para o primeiro mês de 2015. A corretora destaca ainda a carteira de pedidos firmes da companhia, que aumentou em 2014, mesmo esse sendo um ano mais desafiador para a economia mundial, mostrando assim a resiliência e visibilidade da empresa em um mercado competitivo.

Estácio (ESTC3)
O setor de educação é outro considerado bastante resiliente pela Guide Investimentos. “Mesmo apresentado forte desempenho de suas ações em 2013 e 2014, o setor continua com perspectiva positiva de crescimento e os riscos permanecem baixos”, afirma a corretora. Os analistas pontuam também o resultado do terceiro trimestre da companhia, que foi muito forte, fruto de um aumento na base dos alunos e maior ticket médio no ensino presencial.

Suzano (SUZB5)
A Suzano é mais uma companhia que se beneficia com o dólar mais caro. Além disso, a empresa passa por um processo de desalavancagem e aumento da competitividade estrutural que são elogiados pelos analistas. Sobre os resultados referentes ao quarto trimestre, os analistas estão na expectativa de que eles venham fortes.