BB Investimentos inicia cobertura de Hypermarcas e acredita em alta de 42%

O BB Investimentos iniciou nesta semana a cobertura da Hypermarcas com recomendação de Outperform e preço alvo de R$ 23,80 para dezembro de 2015

Arthur Ordones

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SÃO PAULO – O BB Investimentos iniciou nesta semana a cobertura da Hypermarcas (HYPE3) com recomendação “Outperform” e preço alvo de R$ 23,80 para dezembro de 2015, o que representa um upside (potencial de valorização) de 42% frente ao fechamento da última sexta-feira (26).

Segundo informações de um relatório da corretora do banco, o valuation da empresa foi feito considerando o crescimento de cada um de seus segmentos de atuação em separado, com Farma crescendo de 9% a 10% nos próximos três anos e Consumo de 6,8% a 8%. Até 2016, a expectativa da corretora é de que a companhia mantenha sua margem bruta, ainda que tenha que praticar políticas agressivas de pricing para manter ou ganhar market share. Os recentes ganhos de produtividade, advindos da centralização de sua produção na região centro-oeste compensarão eventuais necessidades de redução de preços.

A margem Ebitda também deve permanecer estável, com os altos investimentos em marketing sendo compensados pela redução das despesas com SG&A. A companhia deve dar continuidade à sua desalavancagem financeira, amparada por uma maior geração de caixa. A redução das despesas financeiras deve surtir efeitos positivos sobre a margem líquida, que deve fechar 2015 em 9,8% de acordo com as nossas projeções.

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De 2007 a 2010, a Hypermarcas adquiriu cerca de 23 companhias. De 2011 a 2014 se dedicou à revisão de seu portfólio de marcas à reestruturação de suas operações, que, no início de 2015, devem terminar de ser consolidadas em 4 plantas na região centro-oeste do país. A nova estrutura prevê a assimilação de sinergias entre os dois segmentos de atuação da companhia (Farma e Consumo), a simplificação da sua malha industrial e logística e o consequente ganho de produtividade. O foco da companhia, agora, é no crescimento orgânico, rentável e sustentável.

Mesmo com tantas alterações internas, a Hypermarcas seguiu crescendo. De 2011 a 2014 (últimos 12 meses), a receita líquida da companhia avençou, em média, 11,6% a.a. O segmento de Farma, no mesmo período, foi o que mostrou o crescimento mais acelerado, de 16,3% a.a. A margem bruta ganhou 4,2 p.p. (64,5%) e a margem Ebitda 3,2 p.p. (24,1%), no mesmo período. O endividamento líquido da companhia saiu de 4,03x o Ebitda no 1T12 para 2,65x no 3T14. A redução das despesas financeiras fez com que a companhia saísse de um prejuízo líquido de R$ 55 milhões em 2011 para um lucro líquido anualizado de R$ 386 milhões em 2014, com margem líquida de 8,6%.

Dentre os fatores que favorecem o desempenho da empresa, a BB Investimentos destacou: a atuação em segmentos resilientes do setor de consumo, que crescem acima dos demais; o seu posicionamento como smart choice, combinando qualidade e preços acessíveis, com foco nas classes B, C e D, que são as que mais crescem no país; portfólio de marcas reconhecidas no mercado, que são frequentemente fortalecidas pelos altos investimentos em marketing; o contínuo envelhecimento da estrutura etária do país e os aumentos com gastos em saúde e medicamentos; e a continuidade do aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho.

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No que se referem aos riscos aos quais a companhia está exposta, a corretora chamou a atenção para o atual cenário macroeconômico, com o aumento da inflação pressionando o poder de compra da população e a exigência de atendimento à diversas regulamentações específicas dos setores farmacêutico, de higiene e beleza, que trazem morosidade aos processos de inovação.