4 dicas de investimento de um estudante do sexto ano

Olha para o longo prazo na hora de investir é uma das dicas do estudante dos EUA

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Joshua Zirkiyev é um estudante da sexta série nos Estados Unidos e passou os últimos três anos investindo em carteiras virtuais por meio de um jogo. Oferecido como parte do currículo de 600 mil alunos nos EUA, este jogo permite que estudantes do ensino fundamental invistam em um portfólio hipotético de US$ 100 mil. Após três anos de experiência, a colunista Libby Kane do site Business Insider divulga quatro dicas do estudante.

1 – Pesquise
Zirkiyev ressalta que é muito importante fazer uma pesquisa de potenciais investimentos, analisando tabelas e gráficos do Google Finance, por exemplo. O estudante ressalta que é sempre inteligente olhar para potenciais aplicações antes de colocar o dinheiro e abrir o olho para as ações mais quentes do mercado antes de investir.

Uma boa pesquisa costuma ser um dos pontos mais importantes quando o assunto é escolher o investimento. Caso queira investir em uma ação, por exemplo, é interessante conhecer o histórico da companhia, seus concorrentes, as perspectivas para os mercados em que ela atua. Com um fundo de investimento, a mesma coisa: conhecer seu gestor, saber seu histórico, entender a política de investimentos do fundo para assim fazer a melhor escolha.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Olhe para o longo prazo
Ainda no tema de pesquisar ações, Zirkiyev recomenda que o o investidor tenha um horizonte maior. “Olhe no longo prazo, para como as ações têm se saído desde que começaram”. O passado de uma companhia não necessariamente diz como será o futuro, mas ele está certo em olhar para o horizonte maior. Para a maioria das pessoas, investir é um jogo de longo prazo.

As oscilações das ações no curto prazo podem deixar investidores menos experientes muito nervosos e fazê-los vender seus papéis em um momento que não é o ideal. Assim, um conselho importante para esses investidores é tentar não ver a rentabilidade de seus investimentos todo dia, mas sim planejá-los para prazos maiores e focar nisso em momentos de turbulência.

3 – Saiba o que vem a seguir
Mais uma vez, a performance passada de um investimento não garante rentabilidade no futuro, mas Zirkiyev ressalta o fato de que algumas das empresas mais lucrativas estão na liderança dos avanços tecnológicos, como a sua favorita, a Tesla. “Se alguma companhia está fazendo máquinas de escrever e a Apple está lá fazendo sua tecnologia avançada, quem iria comprar máquinas de escrever?”, questiona.

Continua depois da publicidade

Por isso, mais uma vez, é importante ter um bom panorama de qual é a situação atual da área em que companhia que se pretende investir atua e os mercados também, para assim tentar prever potenciais obstáculos no futuro, como legislações mais rígidas ou problemas ambientais, por exemplo.

4 – Invista suas economias
“Tem uma alta chance, se você efetivamente pesquisar, que você vai fazer mais dinheiro (investindo)”, ele afirma. “Com contas no banco, em um ano, você só faz 25 centavos ou algo assim”. Não é necessariamente 25 centavos, mas ele está certo que as taxas de rentabilidade de investimentos como a poupança são pálidas em comparação com potenciais ganhos no mercado de ação, mesmo que em investimentos relativamente conservadores como fundos de índices.

Não adianta nada apenas guardar o dinheiro na poupança, com uma rentabilidade muito pouco atrativa, o esforço e sacrifício do poupador serão muito maiores do que se ele investir seu dinheiro em algo que traga mais rentabilidade e, assim, faça o dinheiro trabalhar para você.