Analistas indicam as melhores ações para ganhar com o “efeito Aécio”

Foram listadas pelos analistas quatro recomendações em setores variados do mercado

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O candidato do PSDB Aécio Neves foi a grande surpresa desta eleição. Desacreditado por muitas pessoas, o ex-governador de Minas Gerais se recuperou e chegou ao final do primeiro turno com 33,6% dos votos válidos.

Com a possibilidade de que o PSDB volte a ocupar o Palácio do Planalto após doze anos de gestão petista, o mercado se animou bastante e marca forte alta nesta segunda (6). O InfoMoney conversou com analistas que listaram as melhores ações para lucrar com uma potencial vitória do candidato tucano.

Petobras (PETR4)
A empresa parece ser a escolha mais óbvia para quem tem acompanhado o mercado nos últimos meses. A maior petroleira do Brasil é controlada pelo governo federal e atua em diversos segmentos e negocia em todos os continentes do país, fazendo com que o poder do presidente da república sobre o papel seja muito forte.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para Flávio Conde, da Gradual Investimentos, com uma vitória de Aécio Neves é possível que haja uma nova política de aumento de preços da gasolina e do diesel. Dessa forma, o endividamento da empresa diminuiria e, potencialmente, a gestão da companhia seria mais voltada para seus acionistas.

Eletrobras (ELET3)
A companhia é a maior empresa do setor elétrico do Brasil, com atuação nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia e com participação de metade do capital da maior usina hidroelétrica do país, Itaipu.

Adriano Moreno, CEO da AZ Futurainvest, afirma que a gestão atual da empresa é pouco focada em seus acionistas e é muito intervencionista, fazendo assim com que seja muito pouco eficiente. O analista lembra ainda que a gestão de Aécio Neves à frente da Cemig (CMIG4) quando governador de Minas Gerais foi muito elogiada.

Continua depois da publicidade

BM&FBovespa (BVMF3)
A empresa administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos. Além disso, ela ainda presta serviços de registro, compensação e liquidação, entre outros.

Flávio Conde afirma que a volatilidade atual e animação do mercado tende a aumentar demais o volume negociado na bolsa, o que tende a impactar positivamente no resultado da companhia. Além disso, o especialista afirma que essa ação não está sendo tão comentada no momento e pode ser uma boa escolha.

Banco do Brasil (BBAS3)
A instituição financeira é o maior banco com controle estatal do Brasil e, de acordo com Adriano Moreno, sofreu muito nos últimos anos com uma gestão pouco favorável ao mercado e com diminuição dos spreads bancários.

Para o analista, caso o candidato tucano seja eleito, espera-se que a gestão se torne mais favorável ao mercado, mais conservadora e, consequentemente, mais eficiente, o que tende a fazer com que os acionistas saiam favorecidos.